O que é medida materializada?

by

Medida materializada… Dito assim,  até parece coisa de outro planeta, mas provavelmente todo mundo já usou uma . A explicação é bastante simples. Já dissemos, em algum lugar deste Almanaque, que as unidades de medir se referem às grandezas físicas, e que estas são propriedades dos corpos. A altura de um corpo, por exemplo, é uma propriedade desse corpo, ou seja, é uma grandeza física expressa pelo  metro.

Acontece que o metro é um conceito de física, não é uma coisa material, palpável. Conceitualmente, o metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo.

O metro comercial é uma medida materializada

Se eu quiser utilizar o metro para determinar as dimensões de um corpo, preciso ter um objeto que possa ser manuseado, ou seja, preciso materializar o  metro numa barra de metal, por exemplo, e posso graduá-la com os submultiplos do metro.  Réguas,  trenas, escalas são medidas de comprimento materializadas e graduadas.

Da mesma maneira, uma proveta de 500 ml é uma medida materializada de volume e um peso de 100 g é uma medida materializada de massa. As medidas materializadas não são apenas aquelas usadas em laboratórios. Um copo-medida, desses usados na cozinha para dosar os ingredientes de uma receita, também é uma medida materializada. Só não tem a precisão que as suas colegas provetas têm que ter. Portanto, toda vez que você usar uma simples fita métrica, estará utilizando uma medida materializada.

About these ads

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 173 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: