Instrumentos de medir incomuns – Comprimento

by

 

Medida materializada. Metro padrão.

Para medir o comprimento das coisas usa-se, naturalmente, o metro. Mas o metro é a unidade SI para essa grandeza física, o comprimento, e portanto é intangível, ou seja, é um conceito da física.  Para ser possível usá-lo é preciso que ele seja “materializado”, o que quer dizer que devemos marcar o comprimento de um metro em uma superfície, como na ilustração acima.  Estamos acostumados com alguns tipos de medidas materializadas de comprimento, como aquelas réguas escolares de 30 centímetros, a fita métrica das costureiras, o metro articulado do carpinteiro ou o metro comercial usado para medir tecido nas lojas. Existe, porém, uma grande variedade de instrumentos destinados a medir comprimento, e alguns deles são realmente complexos e incomuns. Veja só:

Paquímetro digital (esquerda) e Micrômetro (direita)

O Paquímetro é usado para medir as dimenções internas e externas de peças pequenas. O micrômetro é usado para medir a espessura de coisas muuuito finas.

Teodolito digitalTeodolito digital

O teodolito é um instrumento óptico para medir distâncias e ângulos. É usado em agrimensura e serve para estabelecer as dimensões de grandes extensões de terra, estradas, etc.

Projetor de perfil

O Projetor de perfil serve para medir detalhes cujo tamanho diminuto dificulta a medição. A peça é colocada sobre a mesa de luz do aparelho e este projeta, na sua tela, o perfil ampliado da peça. Um sistema micrométrico de medição possibilita a determinação precisa das dimensões da peça.

Medição de campo de futebol utilizando uma trena a laser

A Trena a laser é usada para determinar dimensões lineares utilizando o principio da projeção de um feixe de luz laser sobre um anteparo. É muito mais fácil de operar do que as trenas comuns, que precisam ser extendidas ao longo do espaço a ser medido.

About these ads

8 Respostas to “Instrumentos de medir incomuns – Comprimento”

  1. luanaandreiaclaudia Says:

    ola daque falam andreia luana e a claudia estamos a preparar um trabalho para educação tecnológica e para realizar esse trabalho precisamo de saber como medir um carro ,plantas e barcos ate breve de3 andreia luana e de claudia

    • Montini Says:

      Caras alunas aplicadas, Andreia, Claudia e Luana.
      São muitas as perguntas. Para começar é preciso compreender que para medir qualquer coisa é preciso decidir o quê se quer medir nela. Num carro, por exemplo, pode-se medir o seu peso, a sua altura, a sua velocidade, o seu volume… O mesmo acontece com o barco, com as plantas, com a água… Então, para facilitar, começo pela estrada.
      Para medir comprimento usa-se, basicamente, o metro. Numa estrada usa-se principalmente a trena e o teodolito. Também é possível usar um tacógrafo (um aparelho que mede distâncias, acoplado a um carro) ou, mesmo, um medidor mecânico acoplado a um monociclo. A explicação de como se opera cada um desses instrumentos seria muito longa, complicada e técnica. Acho que vocês vão precisar pesquisar diretamente na Wikipédia.
      Se entendi a pergunta sobre a medição de peixes debaixo d´água, creio que isso poderia ser feito com um batímetro ou um sonar. Procurem pelo post “Medições estranhas: Batimetria” aqui no blog.
      Para medir temperatura usa-se termômetros e termopares. Existem diferentes tipos para diferentes usos, como termômetros clínicos (par medir febre) e termômetros industrias e científicos. Podem ser analógicos ou digitais.
      Com as plantas e flores vai depender do que se pretende medir nelas: O seu peso, seu comprimento, seu potencial de evaporação de água (evapotranspiração potencial) e muitas outras coisas. Vejam o post “Medições estranhas: Dendrometria” aqui no blog, que explica como são medidas as árvores.
      Sobre incêndios, entendi que vocês querem saber porque o calor os produz. Bem, o fogo é o produto da rápida oxidação de compostos químicos orgânicos combustíveis (papel, tecido, madeira, hidrocarbonetos) em presença do oxigênio, que é comburente. Para que isso aconteça, ou seja, para que esses materiais “peguem fogo” é preciso que exista energia de ativação, que pode ser fornecida por uma faísca ou por calor elevado e concentrado.

  2. camila de andrade gomes Says:

    A importância dos instrumentos como régua, trena. O metro, por exemplo, é a unidade SI para essa grandeza física.

  3. humberto costa Says:

    Obrigado,achei o quê procurava.

  4. sabrina Says:

    eu queria intrumentos e para que servem para medir

    • Montini Says:

      Cara Sabrina,
      Existe uma variedade incrível de instrumentos de medir. Na verdade, existem muitos tipos de instrumentos para cada uma das grandezas físicas (que são as propriedades mensuráveis dos corpos) como a massa (peso), o comprimento, o volume, a temperatura, a pressão… Vou citar apenas alguns instrumentos mais comuns de acordo com as grandezas físicas que eles medem:
      – Medição de Massa (peso): De balanças comparadoras de precisão até as balanças rodoferroviárias para pesar caminhões e trens.
      – Medição de volume: De provetas a caminhões-tanque, além de hidrômetros (o relógio de medir água).
      – Medição de comprimento: De réguas e escalas até trenas ópticas a laser; De taxímetros e tacógrafos a teodolitos.
      – Medição de pressão: De manômetros para caldeiras a esfigmomanômetros para medir pressão arterial.
      – Medição de temperatura: De termômetros clínicos para medir febre até termômetros industriais para altos fornos.
      – Medição de tempo: De cronômetros a relógios atômicos.
      Dê uma pesquisada aqui no blog. Muitos dos nossos posts falam sobre instrumentos de medição, alguns deles bastante incomuns. Se você quiser algo mais específico, escreva pra gente.

  5. suellen Says:

    tinha q colocar mais coisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 180 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: