Campanha de Consciência ambiental no trabalho

by

Consciência ambiental no trabalho é uma das metas do atual gestor da autarquia. Para isso, várias ações e temas foram escolhidos para sensibilizar os servidores do IPEM-SP. O objetivo da campanha é produzir menos lixo, desenvolver hábitos mais sustentáveis, além de ser uma forma de economia para a instituição e para o planeta. Na sessão de páginas aqui ao lado ->, você escolhe a página ” Campanha de Consciência ambiental no trabalho”  onde irá encontrar todas as ações  desenvolvidas em prol da campanha. Confira abaixo as matérias referentes a economia de papel e substituição do tradicional copinho de plástico por canecas que não são descartáveis.

Consumo inteligente de papel: todos nós ganhamos com isso

Desperdiçar papel sem qualquer reaproveitamento não é um problema pontual. Quanto mais papel é produzido, mais árvores são cortadas, mais água é gasta no processo de produção e mais espaço em lixos e aterros é ocupado. A produção de papel está entre os processos industriais que mais utilizam água. São necessários 540 litros para produzir um quilo. E para cada tonelada de papel virgem, doze árvores são derrubadas, segundo o Instituto Akatu.

Já reparou na quantidade de papel que você usa no dia-a-dia? Ele está em embalagens de produtos, livros, revistas, jornais, canhoto de compras e documentos.

E no trabalho, aqui no Ipem-SP? Imagine quantas folhas são gastas desnecessariamente nos diversos setores da autarquia. Mas alguns departamentos, como a Assessoria de Comunicação (ACO), já descobriram alternativas para reutilizar o que imprimiu e não vai usar mais e utilizam folhas impressas de um lado para imprimir do lado oposto, além de montar bloquinhos de anotação.

Algumas atitudes simples ajudam a economizar. Que tal fazer o seu papel?

Saiba como reduzir

- Reflita se a impressão de e-mails é realmente necessária. Utilize a opção “Visualizar Impressão”, antes de imprimir, é muito útil;

- Verifique as margens da folha, tamanho da fonte e tente redimensionar o conteúdo para caber no menor número de páginas possível. Às vezes, por uma linha apenas, uma folha inteira é utilizada;

- Se realmente for fundamental imprimir, imprima na frente e no verso das folhas ou configure a qualidade de impressão de sua impressora como “rascunho”, dessa maneira sairá menos tinta. Caso a impressora não tenha a opção de frente e verso, imprima “somente páginas ímpares”, feito isso coloque as folhas novamente na impressora em ordem, de maneira que quando selecionar “somente páginas pares”, as mesmas saiam impressas na ordem. Imprima de pouco em pouco, de três em três por exemplo. Assim, se caso a impressora puxar duas ou mais folhas, o prejuízo será menor;

- Guarde arquivos em CDs ou em pen drives em vez de mantê-los em versões impressas.

Reutilize as folhas

- Folhas usadas que estejam limpas dão ótimos bloquinhos para anotações. Use sua criatividade e crie-os de sua maneira;

- Folhas com uma face em branco servem para fazer alguns testes de impressão, então quando errar alguma, não amasse o papel e jogue-o fora. Guarde-o, quem sabe quando você precisará usá-lo para testes?

Para reciclagem

- Depois que você reduziu, fez bloquinhos e já os rabiscou com seus recados, é hora de mandar a papelada para reciclagem. Rasgue e jogue o papel sempre em um lixo reservado, separados dos demais, assim ele não irá para aterros sanitários;

- Folhas de caderno, envelopes, fotocópias, cartazes, panfletos e outros materiais de papel podem ser separados juntos. Afinal, é tudo de papel.

 Você já observou quantos copos de plástico consome por dia?

Só no prédio da sede do Ipem-SP foram utilizados no último mês 15 mil copos plásticos descartáveis de água e 500 unidades de copos para café. Isso, sem contar no prédio da Muriaé e das regionais na capital e interior. Muito não é? Será que não é uma boa ocasião para despertar a consciência ambiental no trabalho e também em casa? Pequenas atitudes podem fazer a diferença. Uma boa alternativa é cada um ter um caneca ou copo de vidro ao lado, com isso o uso dos copos plásticos descartáveis podem diminuir radicalmente. Colabore com o planeta, tornando-o sustentável para essa e as futuras gerações.

 

Um dos elementos mais usados nas empresas e que muitas vezes passa despercebido, mas que ataca a natureza de forma violenta são os copos plásticos descartáveis. A maioria das pessoas faz uso do copo uma única vez e já o descarta. Mas quantas vezes essa mesma pessoa toma água por dia? E quantos funcionários também não o fazem? Alguém já parou para pensar nisso? Quem diria que um ato tão corriqueiro e essencial poderia se transformar num atentado contra a natureza.

Uma boa alternativa é cada funcionário ter seu próprio copo ou caneca. São várias as possibilidades, caneca de cerâmica, vidro, ágata, que podem eliminar a sede sem produzir mais lixo, além de ser uma forma de economia para a autarquia e para o planeta.

Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos. De acordo com estudo realizado por organizações não governamentais, a concentração de material plástico nos oceanos, antes restrita a alguns pontos, hoje é onipresente nas águas dos mares do mundo inteiro e atingiu níveis inéditos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos.

Quando o assunto é poluição, o plástico é sempre citado como um dos grandes vilões, pois leva mais de 100 anos para se degradar. Copos plásticos consomem energia na fabricação, matéria-prima e aumentam o acúmulo de lixo, contribuindo para a emissão de gases do efeito estufa.

Colabore com o planeta. Tenha uma caneca ou copo de vidro, por exemplo, por perto. Adote essa ideia!

About these ads

Tags: , ,

3 Respostas to “Campanha de Consciência ambiental no trabalho”

  1. Adnilson Nobre Says:

    Parabéns pela iniciativa. Votos de sucesso!

  2. Antonio Francisco F. de Castilho F. Says:

    Achei excelentes dicas!!!! Se todos se conscientizarem de hábitos simples como os citados, estaremos contribuindo para um mundo melhor para nós e nossos filhos.
    Como alternativa para as folhas impressas, que não mais serão utilizadas, além do bloco de rascunho é possível fazer pequenos retângulos que servirão para recados.
    Uma questão importante que acho que poderíamos providenciar são os cestos específicos para material reciclável, pois atualmente mesmo que queiramos seguir a reciclagem adequada do lixo gerado, não se dispõe destes itens nas áreas de trabalho. Também os recipientes adequados para os copos de plástico que poderão ser reciclados e não se encontram em todos os andares. Por fim, vale a orientação para os funcionários que cuidam da limpeza para que não misturem os lixos previamente separados, pois caso contrário todo o trabalho de reciclagem estará perdido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 174 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: