Unidades de medir do SI – O Quilograma

by

Padrão internacional do quilograma

De todas as unidades de medir do SI (Sistema Internacional de Unidades), talvez a mais popular, e mais problemática também, seja o quilograma.

O quilograma é unidade de medir massa (peso). Massa e peso não são exatamente a mesma coisa (veja a diferença clicando aqui), mas o problema é que, até hoje, não se conseguiu definir o quilograma como uma expressão da física, como acontece com as outras unidades. O quilograma continua sendo a massa do protótipo internacional que fica guardado, e muuuuito bem guardado, no Escritório Internacional de Pesos e Medidas, na França.

Cada unidade de medir está relacionada a uma grandeza física, e as grandezas físicas são as propriedades físicas dos corpos. Por exemplo, a temperatura, o comprimento, o volume são propriedades dos corpos e, portanto, são grandezas físicas.

 Não faz muito tempo, algumas unidades de medir tinham como referência mundial um objeto, ou seja, uma medida materializada. O metro, por exemplo, era representado por uma barra de platina e o mesmo ocorria com o padrão de massa, o quilograma.

 Hoje, das sete principais unidades do SI, apenas o quilograma continua sendo representado por um objeto sólido, palpável. As demais unidades são expressas em conceitos de física e podem ser reproduzidas sempre que necessário. Por exemplo, a definição de metro é “o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo”.

 

O protótipo internacional do quilograma é um cilindro de platina e irídio com 39 mm, tanto de altura quanto de diâmetro. É guardado em condições rigorosamente controladas, sem contato com o ar e dentro de um cofre no BIPM – Bureau International des Poids e Mesures (escritório internacional de pesos e medidas) na cidade de Sèvres, França.

Esse cuidado todo é necessário, porque o protótipo não deve mudar de massa de jeito nenhum, já que ele é a única referência do quilograma no planeta. Mesmo assim, há indícios de que, com o passar do tempo, ele esteja perdendo massa. É que, às vezes, o protótipo precisa sair do ambiente controlado para calibrar outros protótipos semelhantes, usados como padrão em outros países. Além disso, a limpeza periódica do padrão também pode estar afetando a sua massa.

Por essa razão os cientistas têm se esforçado para definir o padrão de massa como conceito de física. A primeira definição, a partir da qual se construiu o protótipo, era: “A massa de um decímetro cúbico de água na temperatura de maior massa específica, ou seja, a 4,44ºC”. Esse conceito, porém, é muito impreciso. A questão é tão importante que o descobridor de um conceito de física adequado para o quilograma pode se candidatar ao Nobel. Aliás, um dos candidatos a conceito é o seguinte: O quilograma seria a massa de um corpo em repouso cuja energia equivalente iguala-se à energia de uma coleção de fótons com freqüência total de 135 639 247 x 1042 hertz. Bonito, não é? Mas por enquanto essa definição ainda não foi adotada.

Anúncios

Tags: ,

3 Respostas to “Unidades de medir do SI – O Quilograma”

  1. Carlos Ramos Says:

    Como se chama a barra de metal que representa o quilograma?? Le…

    • Montini Says:

      Caro Carlos,
      O cilindro de platina iridiada adotado como unidade da grandeza “massa” chama-se protótipo internacional do quilograma.

  2. MArina Nunes Says:

    Nossa muito interessante mesmo isso!!
    Espero usar em aula um dia =]
    parabens pelo site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: