Todo mundo vê a roupa que eu levo mas não a roupa que eu lavo!

by

 IMPRIMA SEU CARTAZ COM A ORIENTAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE LAVAGEM E COLE NA SUA LAVANDERIA!

Todo mundo gosta de roupa nova! Daí, quando vamos à loja de roupas acabamos nos empolgando e nos esquecemos de prestar atenção à etiqueta têxtil! A etiqueta têxtil traz, obrigatoriamente, informações de grande interesse para o consumidor. As principais são:

A identificação do fabricante ou responsável pelo produto, e o país de origem. É sempre bom saber a quem reclamar, caso isso seja necessário.

A composição Têxtil. É o nome e o percentual de cada fibra usada na composição do produto. Por exemplo, 70% de algodão e 30% de poliéster. Preste atenção nos produtos de lã e seda, que são fibras naturais. Existem fibras sintéticas que as imitam, porém não têm as mesmas características e são bem mais baratas. Não vá comprar gato por lebre.

 

A indicação do tamanho. Os tamanhos ainda não são padronizados. Por isso, além de olhar a etiqueta, é bom provar a roupa antes de comprá-la.

O tratamento e os cuidados para conservação. Muito importante! A etiqueta têxtil apresenta os símbolos que informam se existe alguma restrição na hora de lavar, alvejar, secar, passar e limpar profissionalmente. Fizemos um folheto com os principais símbolos para você imprimir e colar na lavanderia da sua casa. A lista completa de símbolos pode ser encontrada no site do IPEM.

SÍMBOLOS TÊXTEIS

 

Anúncios

Tags: ,

16 Respostas to “Todo mundo vê a roupa que eu levo mas não a roupa que eu lavo!”

  1. Wesley Says:

    Por gentileza! Gostaria de saber quais itens (textuais ou simbólicos) são obrigatórios para o envio de tecidos (planos ou de malha) na etiqueta de encaminhamento dos rolos e nota fiscal destas respectivas informações.

  2. Marcelo Says:

    É obrigatório o uso do opcional no processo de secagem e limpeza profissional, quando estiver com o X no símbolo correspondente? Caso não coloque sou passivo de multa?

    • Montini Says:

      Caro Marcelo,
      A NBR ISO 3758:2013 incorpora símbolos novos, não previstos na versão anterior da norma, e que podem ser utilizados, se necessário, na indicação dos processos de secagem e de limpeza profissional. Ocorre que a Resolução n.º 02 de 06 de maio de 2008 do Inmetro, que aprova o Regulamento Técnico Mercosul Sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis, não contempla essa última versão da norma, de modo que se você quiser manter apenas os símbolos com o X, indicando que aquele processo não deve ser utilizado, mas sem acrescentar o símbolo do processo alternativo, não há problema. Recomendo consultar o Departamento de Fiscalização do IPEM-SP no telefone (11) 3581.2093, e obter maiores informações.

  3. ALDO DELFINI JUNIOR Says:

    Boa tarde!
    Qual a norma que o INMETRO utiliza para definir as dimensões dos símbolos de conservação e cuidados têxteis usadas na etiquetas em peças de roupas?
    aguardo seu retorno.
    Obrigado

    • Montini Says:

      Caro Aldo,
      A Resolução 02/2008 do CONMETRO aprova o “Regulamento Técnico Mercosul Sobre Etiquetagem de Produtos Têxteis”. O Capítulo VII desse regulamento cita, como referência para os símbolos de conservação, a Norma ISO 3758/2005, atualmente na versão ABNT NBR ISO 3758/2013 – 2.

  4. João Vinicius Carvalho Barbosa da Silva Says:

    Estou com dúvidas a respeito da norma técnica “ABNT NBR NM ISO 3758:2013 Versão Corrigida 2:2013” que fala dos novos símbolos. Esses novos símbolos devem ser adotados? Se eu utilizar um símbolo novo, que inclusive não consta nesse cartaz corro o risco de ser multado em uma eventual fiscalização? Como devo proceder acerca disso?

    • Montini Says:

      Caro João Vinicius,
      A norma ABNT NBR NM ISO 3758:2013, Versão Corrigida 2:2013, mantém os mesmos símbolos das versões anteriores, com exceção do processo de alvejamento. Entretanto, continua em vigor a Portaria Inmetro MDIC n° 45/2011, cujo Artigo 1° estabelece: “Admitir o uso, para o processo de alvejamento, dos símbolos formados tanto por um triângulo vazado quanto por um triângulo preenchido, com a cruz de Santo André sobreposta, significando “não alvejar/não branquear”. Entretanto, recomendo consultar nosso Departamento Técnico pelo telefone (11) 3581.2093.

  5. luiz Says:

    E quanto as medidas de tamanho pode-se usar XS, S, L, XL XXL?

    Duvida pertinente

    • Montini Says:

      Caro Luiz, o INMETRO ainda não estabeleceu um padrão para indicação de tamanho. Enquanto não houver regulamentação a respeito você poderá utilizar qualquer notação.

  6. Glaucia Says:

    Boa tarde!!!

    Outra duvida é :
    Posso ser multada caso minha etiqueta interna contenha os 5 simbolos obrigatórios corretos , e no encarte de papel contenha os 5 simbolos obrigatorios iguais o da etiqueta interna, porém acrescidos dos dois simbolos opcionais de secagem e limpeza profissional???
    Tenho estoque de etiquetas e meus encartes vieram com os 7 simbolos…

    Atenciosamente

    Glaucia

    • Montini Says:

      Bem, Glaucia, você pode colocar outros símbolos desde que estes acrescentem informação ao consumidor e não conflitem com o símbolo principal. Devem ser colocados abaixo do símbolo principal relativo ao processo em questão.

  7. silvio Says:

    Bom dia!!
    O IPEM acredita que o consumidor final entende os simbolos
    de modo de lavar que sao obrigatorios em todas as peças???

    • pmontini Says:

      Caro Silvio,
      A sua observação é bastante pertinente. Ocorre que os símbolos de conservação do produto têxtil presentes nas etiquetas foram definidos para o âmbito do Mercosul, ou seja, o Inmetro os definiu em comum acordo com os órgãos regulamentadores dos demais países que pertencem ao mercado comum sul-americano. Nós, aqui do Ipem-SP, procuramos esclarecer os consumidores quanto a interpretação desses símbolos. De fato, a matéria deste post tem justamente esse objetivo. Por isso, também publicamos aqui no Almanaque um folheto (que poderá ser impresso) para que os consumidores possam compreender melhor o significado dos símbolos.
      Obrigado pela sua participação.

  8. César Serra Says:

    Estou com duvidas quanto os simbolos tem que existir 6 simbolos nas etiquetas sendo que dois sobre secagem?
    Atenciosamente,
    Césa Serra

    • pmontini Says:

      Caro Cesar,
      Antes de tudo, obrigado pela sua participação aqui no Almanaque.
      A etiqueta têxtil apresenta cinco tipos de símbolos: Lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e limpeza profissional, nessa ordem, um em seguida ao outro. Acontece que a secagem pode ser em tambor ou natural. Se o produto puder ser seco por ambos os processos, então deve-se colocar tanto o símbolo de secagem em tambor quanto o símbolo de secagem natural, um abaixo do outro.
      Espero ter esclarecido a sua dúvida.
      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: