O seu relato é uma norma!

by

Você já deve ter assistido o quadro do Fantástico em que o Inmetro realiza testes em determinados tipos de produtos para avaliar a capacidade do produto de cumprir sua função de maneira eficiente e segura.  O Inmetro oferece um recurso  para que você  também possa contribuir para realização desse trabalho. Isso é possível através do relato do acidente que tenha ocorrido com você aqui nessa ficha.

Um acidente de consumo ocorre quando um produto e/ou serviço prestado provoca dano físico ao usuário ou a terceiros mesmo quando utilizado ou manuseado corretamente, de acordo com as instruções de uso.

Esse dano pode ocorrer de diversas maneiras, por exemplo: uma intoxicação alimentar ou química, no caso de produtos de limpeza, pode ser uma queimadura, um corte ao abrir embalagens, um choque elétrico ao utilizar aparelhos eletrodomésticos, uma torção ou fratura ao cair de uma cadeira plástica ou escada doméstica que se quebra, entre outros.

O Brasil ainda não possui estatísticas sobre este tipo de acidente que podem causar danos  sociais e econômicos. Já nos Estados Unidos, há 30 anos são registrados os acidentes de consumo. Estima-se que sejam responsáveis por um prejuízo anual de 700 bilhões de dólares, aos cofres públicos americanos.

Com o seu relato o Inmetro poderá estimar o prejuízo econômico e social causado por esse tipo de acidente à sociedade brasileira e  isto contribuirá na redução de acidentes a partir da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos. Às autoridades regulamentadoras também poderão  melhor direcionar as ações de educação para o consumo.

Leia aqui a Palestra de Acidentes de Consumo em pdf.

O título desse post pode parecer um exagero, mas…Quase todo consumidor já passou por algum desses acidentes. Relatar o acidente não só é um direito, como também um exercício de cidadania.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: