Que plugue eu compro?

by


O Inmetro anunciou em diversos veículos de comunicação a nova padronização brasileira para as tomadas e plugues elétricos de nossas casas.

A padronização significa maior segurança para o usuário pois reduz o risco de choques elétricos e sobreaquecimento, mais economia e previne a sobrecarga das instalações elétricas.

Desde o início deste ano apenas dois formatos diferentes substituem gradativamente aos mais de dez formatos de tomadas residenciais existentes no mercado nacional.  São os modelos com dois (bipolar) e três pinos (bipolar com aterramento).

Os usuários não possuem data para adequação, mas o próprio mercado fará com que o consumidor adapte suas residências, pois  não são estão mais à venda no mercado brasileiro aparelhos com plugues fora do padrão estabelecido.

O que muda?

A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com dois terminais e pino redondo com três terminais, sendo um terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas em que o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, no qual o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e consequentemente diminuindo riscos de choques elétricos – uma das principais preocupações do novo formato.

Confira o  manual explicativo criado pelo Inmetro. Qualquer dúvida, comente o post e buscaremos a resposta que você busca!

 

Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Que plugue eu compro?”

  1. Eng. Mec. Paulo L. Pastore Says:

    É um dispositivo elétrico que sem dúvida dá segurança na instalação no uso e evita das crianças colocarem os dedos, no entanto vou além, a tomada (macho) deveria vir embutido os pinos, por que ao retirar a tomada, o comprimento dos pinos a amostra deixa uma margem de falta de segurança, assim as tomadas (macho) deveriam ter um capa de proteção idêntica a tomada (femea), que se autodeslocam quando são encaixadas, com mola laminar no fundo da caixa da tomada (macho), encarece a tomada, sim, mas, tem segurança redobrada, senhores projetistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: