Ipem-SP comemora o Dia do ouvidor

by

Nesta terça-feira, 16 de março é comemorado no Brasil o Dia do ouvidor. Pasqualina da Silva, funcionária a 14 anos do setor é a ouvidora do IPEM-SP.

A função do ouvidor ultrapassa o ato de ouvir. Para exercer a função, este profissional busca soluções para os problemas encaminhados à ouvidoria pelo consumidor e é um facilitador nas relações entre o usuário do serviço público.

O ouvidor também atende e registra todas as solicitações dos cidadãos; encaminha as solicitações às áreas responsáveis; acompanha o tempo de atendimento das solicitações; controla e mantém os registros referentes às atividades da Ouvidoria; disponibilizando relatórios de atendimento.

Também é função do ouvidor, receber as respostas de encaminhamentos internos; informar ao solicitante os resultados das ações, no menor tempo possível; manter total sigilo das informações; elaborar, encaminhar e discutir o relatório estatístico às áreas envolvidas para análise e tomada de ações corretivas e preventivas; controlar e manter os registros referentes às atividades da Ouvidoria.

A Origem

As ouvidorias surgiram no Brasil como reflexo do processo de redemocratização e ganharam mais força com o Código de Defesa do Consumidor. São estruturas que favorecem o controle sobre o setor público através do acolhimento de manifestações da sociedade. No mundo, sua origem pode estar no império chinês, que abriu os primeiros canais para reclamações do povo contra as injustiças da administração pública.

Mas foi na Suécia no início do século XIX, que o ouvidor ou ombudsman surgiu no formato atual. O primeiro ombudsman brasileiro que se tem notícia apareceu em 1989, instituído pelo jornal Folha de São Paulo. Hoje, estima-se que no setor público existam pelo menos 120 ouvidorias, estruturadas pela Ouvidoria Geral da União (órgão ligado a CGU – Controladoria Geral da União).

Nossa ouvidoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: