Pneus reformados

by

pneus

Pneu reformado é aquele pneu que passou por um dos seguintes processos de reforma:

Recapagem – Substituição de sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) sobre a carcaça (elemento estrutural do pneu).

Recauchutagem – Substituição da banda de rodagem e dos seus ombros ( lateral do pneu).

Remodelagem – processo pelo qual um pneu é reformado pela substituição de sua banda de rodagem, dos seus ombros e de toda a superfície de seus flancos. Uma  nova ” capa” é recortada e moldada ao pneu, ao invés de abrir novos frisos na banda desgastada.

Esses são os  únicos três processos  aceitos pelo Inmetro. As empresas reformadoras de pneus precisam  passar por auditoria do Ipem-SP  para exercer a atividade e receber a marca do Inmetro. Essas reformadoras têm que  demonstrar que os produtos passaram nos testes de resistência. Para isso os pneus não podem apresentar rachaduras, deslocamentos ou falhas no material.

O registro tem validade de dois anos. Durante esse período o Ipem-SP pode retornar à empresa para auditoria de manutenção. Essa auditoria é feita sem agendamento prévio, e caso sejam encontradas irregularidades pode haver o cancelamento do registro.

IMPORTANTE: Quando for realizar a troca do pneu, observe o atendimento à legislação ambiental. O pneu usado pode ser entregue num ponto de coleta seletiva cadastrado na prefeitura de sua cidade .

Uma das principais destinações dos pneus inservíveis é  para produção de combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo, devido ao seu alto poder calorífico.

As formas de destinação devem ser  regulamentadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que determina quais processos são ambientalmente corretos.

Os pneus inservíveis também são destinados à produção de solas de calçados, asfalto-borracha e diversos artefatos, entre os quais tapetes para automóveis, pisos industriais, pisos para quadras poliesportivas e artigos para jardinagem.

Anúncios

Tags: , , ,

3 Respostas to “Pneus reformados”

  1. O Ipem-SP nos Transportes – Produtos | Almanaque do Ipem - SP Says:

    […] Inspeção em veículos de transporte rodoviário de passageiros, Líquidos para freio hidráulico, Pneus, Rodas automotivas, Vidros automotivos… A lista é realmente longa. São cerca de sessenta […]

  2. evandro vaz Says:

    muito boa matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: