Parabéns para o Hubble!

by

O telescópio espacial Hubble (HST) foi concebido na década de 1940, construído nos anos 1970 e 1980 e lançado pela Nasa em 24 de abril de 1990. O Hubble está fazendo vinte anos! Pique-pique pra ele! Há quem diga que o HST transformou a moderna astronomia tanto quanto a luneta de Galileu transformou o saber astronômico do século dezessete e seguintes. Mas porque será que nós, aqui do Almanaque, estamos festejando a data com tanto entusiasmo? Em primeiro lugar, o IPEM-SP também foi criado no dia 24 de abril, só que em 1967!  E tem mais! Além de captar e nos enviar as famosas e belíssimas imagens do espaço profundo, até então desconhecidas, o que o Hubble faz mesmo é medir! Sim, o telescópio espacial é um gigantesco e acuradíssimo instrumento de medição, ou seja, tem tudo a ver com a gente.

Só para se ter uma idéia, foi mediante a utilização do HST que se conseguiu medir com precisão a famosa taxa de expansão do universo, ou  constante de Hubble.

Para quem não se lembra, foi o astrônomo americano Edwin Hubble, o mesmo que dá nome ao nosso aniversariante, quem defendeu em 1929 a teoria de um universo em expansão. Segundo Hubble (o astrônomo), quanto mais distante uma galáxia se encontra do observador, mais depressa ela aparenta afastar-se dele. A estimativa de Hubble causou polêmica à época, pois apresentava um número de até 100 quilômetros por segundo por megaparsec. Graças ao HST, porém,  pôde-se estabelecer com segurança  o valor, bem mais palatável, de 72 km/s/Mpc. O Hubble corrigiu Edwin Hubble! O significado desse novo resultado de medição para a teoria científica é meio complicado de explicar aqui, mas torna o modelo de um universo em expansão mais plausível.

O Importante, contudo, é que o nosso amigo Hubble faz aniversário. Hoje ele está dormente, pois após tanto tempo no espaço precisaria passar por uma boa reforma para continuar trabalhando. Os cientistas ainda não sabem se isso será viável. Portanto, talvez não possamos comemorar o próximo aniversário do Hubble com ele lá, ainda em órbita! Ficamos aqui, na torcida… Parabéns e obrigado, meu velho!

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Parabéns para o Hubble!”

  1. Osvaldo Prisciliano Says:

    Parabéns pela matéria. Achei genial a correspondência estabelecida entre os aniversários (do Ipem/SP e do Hubble) e a característica principal (e inerente) aos dois aniversariantes – A MEDIÇÃO !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: