Dia das Mães : compra de eletrodomésticos

by

O Dia das Mães está chegando e o Almanaque do Ipem tem uma dica especial para você. Eletrodomésticos ainda são a opção de muita gente na hora de presentear neste dia, mas existe uma coisa que você precisa estar atento.

Fique de olho nas etiquetas fixadas nos eletrodomésticos que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolvido pelo Inmetro. O PBE é um programa de conservação de energia divulgado por meio de etiquetas informativas fixadas nos principais eletrodomésticos nacionais.  

Essas etiquetas informam sobre a eficiência enérgica dos produtos. Estão presentes em fornos, fogões e aquecedores a gás, refrigeradores, condicionadores de ar, máquinas de lavar roupa, ventiladores de teto, lâmpadas incandescentes, entre outros.

O principal objetivo desse programa é orientar e motivar o consumidor na escolha de um equipamento eletrodoméstico, fornecendo informações sobre a eficiência do consumo de energia dos equipamentos. Na etiqueta, aposta de forma visível para o usuário, consta a indicação, por meio de uma seta, da letra de A a G, representando a eficiência energética. Assim é fácil saber, por exemplo, um produto classificado com letra A é mais eficiente que um com a letra C.

Veja o exemplo a seguir:

 

Dessa maneira, você pode avaliar melhor e comprar o eletrodoméstico que consome menos energia, tem menor impacto ambiental e gasto menor, pesando menos no bolso. Como diz um ditado popular, “o barato sai caro”. Às vezes, um produto mais barato tem menor eficiência e pode sair mais caro, pois sua conta de luz será sempre maior.

Por último um lembrete: nenhum lojista pode tirar as etiquetas dos produtos antes da venda. Isto cabe somente ao consumidor. Para garantir esse direito do cidadão, os agentes fiscais do Ipem-SP visitam periodicamente as lojas que comercializam eletrodomésticos para verificar se estes contêm a etiqueta de eficiência energética.

Quando os fiscais encontram irregularidades, o estabelecimento é notificado e pode receber multa de até R$ 50 mil, dobrando em caso de reincidência.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Dia das Mães : compra de eletrodomésticos”

  1. marcelopereira Says:

    preciso de etiquetas adesivas para meus clientes
    inmetro e outras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: