A bola da vez

by

Na semana da Copa do Mundo só se fala nela: a bola. Apelidada de “Jabulani”, que significa “celebrar” no idioma Zulu, a nova bola da Fifa elaborada especialmente para o torneio da África do Sul, vem causando polêmica. Uns dizem que ela é leve demais, outros que é rápida, “traiçoeira”, já chegaram a dizer que ela tem o formato “oval”, só falta chamarem a bola de “perfídia”, como na música.

No entanto, em termos metrológicos, de pesos e medidas, uma rápida pesquisa revela que a bola da Copa está inteiramente dentro dos padrões estabelecidos em julho de 2009, pela própria Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a pelota, que não diferem em nada da penúltima atualização do documento, denominado “Regras do Jogo”, elaborado pela entidade para a copa de 2006 na Alemanha.

Nas suas Regras do Jogo, a Fifa estabelece os parâmetros oficiais aos quais devem atender o campo, equipamentos e acessórios para a prática de futebol. A bola oficial deve ter a pressão entre 0,6 a 1,1 atmosferas; peso não inferior a 410 g e não superior a 450 g no começo da partida e circunferência entre 68 cm e 70 cm. A Jabulani pesa em torno de 440 g (+/- 2 g), mede 69 cm (+/- 0,2 cm) de circunferência e tem entre 0,6 e 0,8 atmosferas de pressão[1]. Ou seja, caso passasse por ensaios do Inmetro seria aprovada sem restrições nesses itens.

Pesquisa Inmetro

Em maio de 2006, o Inmetro fez uma pesquisa com oito marcas de bolas de futebol vendidas no mercado brasileiro na época e o resultado foi que todas as marcas analisadas atendiam os parâmetros estabelecidos pela Fifa.

No quesito peso, a medição foi realizada cinco vezes para cada amostra, sendo o resultado final a média aritmética dos valores encontrados. A bola da marca Adidas, mesma empresa que fabrica a Jabulani, analisada na ocasião, pesava em média 420,10 g. Ou seja, quase 20 g a menos do que a bola oficial da Copa 2010 (de 440 g), mas ainda assim dentro dos padrões da Fifa (mínimo de 410 g).

Quanto à circunferência, a medição foi realizada dez vezes para cada amostra. A bola Adidas analisada em 2006 apresentou em média 68,8 cm de circunferência. A menor média apresentada na pesquisa realizada pelo Inmetro na copa anterior foi de 68,4 cm, da marca Nike. Ambas, apesar de menores que a polêmica Jabulani (de 69 cm), estavam aprovadas de acordo com a Fifa.

Também em relação à pressão, as medições realizadas pelo Inmetro na bola da copa 2006 tiveram como resultado a aprovação das amostras. Todas as oito marcas analisadas tinham em média pressão de 1,0 atmosfera, dentro dos padrões da Fifa.

Leia o resultado completo do exame realizado pelo Inmetro em 2006 nas bolas de futebol.

___________

[1] A informação da pressão não consta no material de divulgação da Adidas. Obtivemos esse dado em sites de venda da bola.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: