Compromisso ambiental – Gasto de energia ainda menor para receber o selo

by

 

A partir de 2011,o Inmetro irá exigir maior eficiência na economia de consumo de energia dos eletrodomésticos  no país. Os fabricantes terão de adaptar seus produtos a novos padrões caso queiram que eles ganhem o selo  ilustrado acima. A estimativa é de que os produtos com a nova certificação estejam disponíveis no segundo semestre de 2011.

Com o aquecimento da economia do país, houve um aumento no consumo dos ” produtos  de linha branca”.  São esses  eletrodomésticos que levam o selo do Inmetro informando sobre o consumo de energia, no caso das lavadoras, sobre o gasto de água e para fornos e fogões, o gasto de gás. São produtos que possuem consumo agregado. Não basta comprar o produto, o consumidor precisa estar atento ao consumo de energia do aparelho que também deve ser contabilizado no orçamento.

Pensando nisso, com o maior rigor na classificação, apenas 36,1% das geladeiras hoje comercializadas no país terão a certificação A. Atualmente, 90,5% desses eletrodomésticos são considerados eficientes.  ( A escala de certificação, que será mantida, tem cinco níveis, de A, o que conserva mais energia, até E, o menos eficiente).

Para receber o selo de eficiência energética, os eletrodomésticos são divididos em categorias, de acordo com parâmetros estabelecidos pela ISO, entidade global de padronização. Após testes, as informações são processadas em um modelo matemático, que classifica os produtos de acordo com a eficiência.

Com a nova classificação, teremos critérios mais rígidos de economia de energia do que europeus e americanos. Essa reclassificação deverá dar subsídios ao governo para uma futura redução do IPI dos eletrodomésticos. Deverá servir para embasar novas alíquotas de ” IPI verde”. Menos consumo de energia, menos IPI.

O Inmetro define quais os produtos devem ostentar o selo de eficiência energética. O Ipem-SP é responsável por fiscalizar  a  presença dos selos nos produtos, quando estão expostos a venda . Por isso não compre eletrodoméstico sem antes verificar se ele tem o selo de eficiência energética. Clique aqui e veja quais produtos precisam apresentar o selo.

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “Compromisso ambiental – Gasto de energia ainda menor para receber o selo”

  1. ipemsp Says:

    Caro Lara,
    vc tem alguma sugestão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: