Biometrologia

by

 

A metrologia, como já dissemos aqui no blog inúmeras vezes, é a ciência das medições. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, o campo de atuação da metrologia tem se expandido e incorporado áreas que, às vezes, nos passam despercebidas. A biometrologia é uma delas.   Não é difícil de imaginar qual é o escopo dessa vasta área. A biometrologia dá conta dos instrumentos e dos processos de medição voltados às ciências biológicas, principalmente a medicina. Os termômetros clínicos e os esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) já fazem parte do cotidiano da metrologia legal e são verificados regularmente. Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Existe uma imensa gama de parâmetros fisiológicos que necessitam ser medidos, e os muitos equipamentos utilizados nos vários tipos de diagnóstico incorporam instrumentos de medição. De uma simples seringa de injeção a um sofisticado espectrofotômetro para  laboratório, dos processos de medição em análises clínicas até os procedimentos que envolvem radiação ionizante, da cosmetologia à farmacologia, a biometrologia está presente. Entretanto, a biometrologia implica em cuidados especiais e exige alguns pré-requisitos nem sempre necessários em outros campos de aplicação. Veja alguns deles:

Elevada exatidão e rastreabilidade: Medições de parâmetros fisiológicos necessitam ser muito confiáveis, pois podem afetar seriamente decisões que implicam em tratamento médico e, por conseqüência, na saúde do paciente.

Custo reduzido para fabricação e utilização: Instrumentos biometrológicos, embora sofisticados, devem ser acessíveis.

Não-invasividade: Quanto menos invasivo for um exame, mais seguro e mais confortável será para o paciente.

Inocuidade: Instrumentos e procedimentos biometrológicos precisam ser inócuos, ou seja, não podem comprometer a saúde do paciente.

São esses os desafios dos cientistas, metrologistas, engenheiros, biólogos, médicos e de todo o pessoal técnico que trabalha com biometrologia. Desenvolver instrumentos e procedimentos biometrológicos precisos, baratos, inócuos e não invasivos. A sociedade, penhorada, agradece.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: