Instrumentos de medir incomuns – Massa

by

Coleção de padrões de massa (pesos comerciais)

A grandeza massa tem como unidade de medir o quilograma. É a única unidade de base do SI que ainda depende de um protótipo como referência. Todas as outras são definidas mediante conceitos da física. Além disso, o quilograma é a única unidade de base do SI que é um múltiplo, ou seja, um quilograma equivale a mil gramas, porém o grama não é a unidade de base… As esquisitices não param por aí. Sempre nos referimos ao peso das coisas, e não à sua massa. Entretanto, peso e massa não são exatamente a mesma coisa, pois peso é a massa de um corpo submetido à força da gravidade. E tem mais: a definição da física para massa não tem relação com quantidade de matéria, mas sim com inércia, ou seja, é um conceito difícil de ser apreendido. Estranhezas à parte, a medição de massa (ou de peso) é algo bastante familiar a todo mundo, e não há quem não tenha visto ou não saiba para que serve uma balança.  Por isso vamos mostrar, aqui, algumas balanças pouco comuns.

Balança de precisão de braços iguais

Vamos começar pela balança da ilustração, que enfeita o saguão de entrada do edifício onde funciona a sede do IPEM-SP. É uma balança de   precisão com carga máxima de 50kg e menor divisão de escala de 2mg. Ou seja, ela pode pesar uma massa de 50 quilogramas com uma incerteza de 2 miligramas! Nada mau para uma balança que foi fabricada em 1966 e tem 1,70m de altura e 1,35m de largura. Sem dúvida, um belíssimo instrumento.

balança de Roberval

Essa balança aí da foto revolucionou a tecnologia dos instrumentos de pesar. Foi criada por Gilles Personne de Roberval em meados do século XVII e ainda hoje o seu princípio é utilizado. Note que a estrutura da balança é um paralelogramo com as juntas articuladas, de tal modo que não importa a posição dos pesos em relação aos braços, ela estará sempre equilibrada.

balança analítica

As balanças analíticas são utilizadas para medição de massas muito pequenas e que exigem grande precisão. Essas balanças são extremamente sensíveis, por isso o objeto a ser pesado fica protegido de correntes de ar por uma redoma.

Balança romana (braços desiguais)

A balança é um instrumentos muito antigo e vem sendo utilizado há milênios. A tecnologia de medição de massa tem evoluído enormemente ao longo de todo esse tempo, e hoje já nos afastamos bastante das primitivas balanças de braços iguais ou as balanças romanas de braços desiguais, como essa aí da ilustração. Entretanto, quer utilizemos o mais elementar princípio do equilíbrio, quer usemos as mais modernas células eletrônicas de carga, ainda continuamos a usar balanças.

Anúncios

Tags: , ,

3 Respostas to “Instrumentos de medir incomuns – Massa”

  1. sophia Says:

    nunca escutei estes nomes

  2. Lucena Says:

    Muito legal quem fez esse texto parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: