Conexões circulares

by

Imagem térmica do corpo humano

Temperatura é uma grandeza física das mais intuitivas! Nascemos com a capacidade de perceber as variações de temperatura e distinguir o frio do calor. Porém, como também precisamos medir essa grandeza de modo objetivo, os cientistas acabaram por desenvolver métodos e instrumentos para medi-la. O instrumento mais conhecido é o termômetro de mercúrio.

Mercúrio

O mercúrio é um metal cuja massa específica (ou densidade) é bastante elevada, cerca de 13.500 quilogramas por metro cúbico. Um litro de água pesa mais ou menos um quilograma, enquanto um litro de mercúrio pesa mais de 13 quilogramas!  O símbolo químico do mercúrio é HG, isso porque seu nome latino é hydrargyrium, que significa prata líquida. Mas da prata o mercúrio só tem a cor. Aliás, o fato de ser líquido lhe garantiu o seu nome atual. É que a fluidez do deus romano Mercúrio, mensageiro dos deuses, combinava bem com a fluidez do metal.

Mercúrio - Escultura maneirista de Giambologna

Mercúrio, o deus romano, é o mesmo que Hermes para os gregos. Hermes ficou conhecido por ser o mensageiro do Olimpo e usar asas nas sandálias e no elmo. Também era muito bom de conversa e muito esperto, motivo pelo qual a efígie de Hermes, de elmo alado e tudo, é o símbolo do comércio, e aparece até nas moedas. Mas Hermes também era famoso pelas poções que fazia. Acabou sendo considerado o patrono da alquimia e, mais tarde, da farmacologia. Não é à toa que o símbolo da farmácia, da medicina, da psicologia e até da contabilidade (pelo lado comerciante do deus) é o bastão de Hermes, chamado Caduceu. Esse bastão tinha duas serpentes entrelaçadas, mas essa é uma outra história que não cabe aqui. O culto a Hermes acabou se misturando com o culto ao deus egípcio da sabedoria, Toth, e virou Hermes Trimegistus.

Assim como o Hermes grego guardava as suas poções em frascos tão bem fechados que era impossível violá-los, a nova versão do deus, o tal Hermes Trimegistus, registrava os seus saberes de maneira obscura, inacessível aos não iniciados. Daí surgiu o termo “hermético”, que significa impenetrável, tanto em sentido próprio quanto em sentido figurado. Por falar nisso, hermético (em sentido próprio) é o bulbo de vidro onde o mercúrio (o metal) é encerrado de modo criar um termômetro para medir nossa temperatura!

Ouroboros, a serpente que engole a própria cauda.

Se você achou este texto circular, percebeu corretamente. Começamos com temperatura, demos uma volta pela física, pela mitologia e pela alquimia, e voltamos à temperatura. Ou seja, é um texto ao estilo Ouroboros, aquela serpente que morde a própria cauda…

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: