O Espaço, a fronteira final…

by

Nunca se falou tanto em colonização de outros planetas como nos dias de hoje. A crescente percepção de que estamos, de fato, destruindo a biosfera do nosso próprio mundo acaba conduzindo leigos e cientistas a especular sobre essa possibilidade.

Independentemente do que se possa dizer das viagens espaciais, o fato é que iremos enfrentar um enorme problema, e esse problema é metrológico! Sim, isso mesmo! As distâncias são tão grandes que sequer conseguimos avaliá-las, e o nosso referencial para distâncias, o quilômetro, deixa de ser aplicável quando medimos distâncias entre os corpos celestes. Para medir as distâncias no espaço usa-se a Unidade Astronômica, o Ano-Luz e o Parsec. Uma Unidade Astronômica equivale a 149.598.550 km, quase cento e cinqüenta milhões de quilômetros. O ano-luz tem cerca de 9.460.500.000.000 km e o Parsec vale incríveis 30.856.770.000.000 km. Mesmo no nosso quintal cósmico, o sistema solar, as distâncias são imensas. Pensar em outras estrelas que não o Sol, então, é desanimador.

As estrelas mais próximas da Terra pertencem à constelação do Centauro. A que fica mais pertinho chama-se Próxima Centauri e é uma anã vermelha. Fica a cerca de 4,2 anos-luz daqui. As outras duas estrelas, Alfa Centauri e Beta Centauri ficam a 4,4 anos-luz. Não temos, nem de longe, tecnologia para vencer distâncias como essas, e certamente não teremos tempo para desenvolvê-la se continuarmos a destruir o ambiente em que vivemos.

A colonização de outras terras sempre foi a saída mais fácil encontrada pelos nossos antepassados quando esgotavam os recursos do lugar onde viviam. O último grande surto colonizador colocou os europeus nas Américas, na Oceania e na África, e não se pode dizer que os povos que lá viviam ficaram muito contentes com isso. Agora, entretanto, essa fórmula predatória precisa ser revista. É infinitamente mais complicado ocupar Marte, por exemplo, do que adotar uma atitude respeitosa para com o nosso planeta.

Por isso, em vez de apostarmos na colonização de outros mundos, o melhor mesmo é cuidar deste aqui.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: