Cérebro Metrológico…

by

Todo dia medimos alguma coisa! Quando pensamos em medir, imediatamente nos lembramos dos instrumentos de medição e das medidas materializadas, aqueles objetos criados justamente para que possamos comparar aquilo que pretendemos medir com uma medida padrão. Uma régua escolar, por exemplo, materializa um comprimento padrão de 30 cm e, com ela, é possível medir uma porção de coisas com alguma precisão.

No dia a dia, entretanto, fazemos centenas de medições, mesmo sem utilizarmos qualquer recurso. Ao atravessarmos uma rua avaliamos automaticamente a distância que teremos que percorrer, a velocidade dos carros, o tempo que o semáforo ficará aberto etc. O nosso cérebro é perito nisso, e faz as estimativas e os cálculos necessários para que saibamos, de antemão, como deveremos agir. É por isso que não saímos do décimo andar de um prédio pulando pela janela! O nosso cérebro nos diz, após avaliar a distância até o chão, que não somos capazes de vencer uma altura dessas impunemente. Ninguém tentará, por exemplo, levantar um carro apenas com as mãos para trocar um pneu. Sabemos que o peso do carro é muito superior às nossas forças.  Na verdade, o simples ato de pegar alguma coisa, um livro, por exemplo, é um processo complexo de avaliação de distância, de peso, de volume.

O nosso cérebro é, talvez, o mais elaborado instrumento de medir de que dispomos, mesmo que os resultados obtidos por ele não sejam cientificamente precisos. Afinal, para medidas precisas, nós dispomos da ciência metrológica.

Anúncios

Uma resposta to “Cérebro Metrológico…”

  1. O último grito em tecnologia Says:

    Implantes permitem converter sinais cerebrais em palavras…

    Achei este artigo, bastante interessante, por isso adicionei um trackback do mesmo, no meu blog….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: