Dia das Crianças

by

 

O dia 12 de outubro foi escolhido como “O Dia da Criança” em 1924, na administração do presidente Arthur Bernardes, por iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho.  Quem era criança na época já está bem velhinho… Entretanto, a data comemorativa só “pegou”, de fato, na década de 1960, quando fabricantes de brinquedos e de artigos para bebês resolveram criar a semana da criança para incrementar as vendas. Lembraram-se, então, de que o dia da criança já havia sido criado por decreto presidencial e resolveram ressuscitar a data. De lá para cá o dia da criança foi ganhando importância e, hoje, concorre com o natal em volume de vendas de brinquedos.

Para nós aqui do IPEM-SP o dia das crianças remete, sempre, aos cuidados que o consumidor deve tomar ao comprar brinquedos. Em primeiro lugar, nunca é demais lembrar que os brinquedos serão utilizados pelas crianças. Essa constatação parece óbvia, contudo, frente a algum novo lançamento que entusiasma o adulto, às vezes a criança é esquecida e acaba ganhando um brinquedo impróprio para a sua idade. Veja algumas indicações importantes que devem ser levadas em conta na hora da compra.

Brinquedos devem ser fabricados, obrigatoriamente, conforme as normas baixadas pelo Inmetro. Essas normas impõem que os brinquedos não tenham substâncias tóxicas, peças pontiagudas ou cortantes, e mais uma série de requisitos que visam a segurança e a saúde da criança. Por isso, compre apenas brinquedos que apresentem a marca de conformidade do Inmetro. Ao escolher o brinquedo observe se a faixa etária indicada na embalagem corresponde à idade da criança, e jamais compre de vendedores clandestinos. Retirar o brinquedo da embalagem, ler as instruções e fazer a montagem quando for necessário, é tarefa para adultos.

Brinquedo é coisa para criança, e com criança todo cuidado é pouco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: