DÚVIDA: Será que as indicações de tipo de lavagem estão corretas?

by

 

Já escrevemos por aqui alguns posts sobre produtos têxteis, como  ” O que o Ipem-SP fiscaliza nos produtos têxteis“,  “Todo mundo vê a roupa que eu levo mas não a roupa que eu lavo!” onde disponibilizamos um folheto com os principais símbolos para você imprimir e colar na lavanderia da sua casa, e a cartilha com orientações aos empresários sobre informações que devem chegar ao consumidor, no post  Baixe a Cartilha de Produtos Têxteis na íntegra!.

Explicamos,  no primeiro post citado acima, quais são as informações que o IPEM-SP fiscaliza nas etiquetas têxteis. Porém, há uma dúvida frequente sobre os símbolos. Muitas pessoas se queixam da dificuldade em compreender os tais símbolos, entretanto como  esses simbolos seguem o  Regulamento Técnico Mercosul  sobre  etiquetagem,esses símbolos têem carater internacional e não podem ser alterados unilateralmente pelo Brasil.

 Ainda resta uma pergunta frequente: Quem fiscaliza se a indicação de lavagem enunciada na etiqueta do produto é a mais adequada para conservação do mesmo? Neste caso, a responsabilidade é de quem coloca a etiqueta no produto pois é sua obrigação conhecer e informar ao consumidor os cuidados com cada tecido.

Portanto, se o consumidor seguir corretamente as instruções de lavagem e perceber que a roupa foi danificada no processo, ele pode relatar o caso ao Procon.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: