Posto de Ensaio de Cronotacógrafo do Ipem é tema de entrevista

by

Confira entrevista realizada com o responsável técnico do Posto de Verificação de Cronotacógrafos do Ipem,  Rodolfo Carlos Silveira, no dia do evento:

Há quatro meses foi iniciada a construção do Posto de Ensaio de São José do Rio Preto. Durante esse período, Rodolfo se preparou para assumir a responsabilidade desse nova função com visitas em outros Postos e pelos treinamentos técnicos e  administrativos mistrados por especialistas da sede do Ipem-SP.

 Almanaque – Qual a previsão diária de verificação de ” cronos”  no Posto do Ipem ?

– A perspectiva é realizarmos cerca de 26 a 30 ensaios por dia. Esse número irá variar mais no início enquanto não tivermos  o tempo de ensaio por veículo padronizado.

 Almanaque – O Posto irá atender veículos de todo país? Qual o procedimento para realizar essa verificação de acordo com as exigências do Inmetro?

– O Posto pode atender a qualquer veículo do território nacional. Primeiro é necessário que o proprietário do veículo faça  o recolhimento da GRU (Guia de Recolhimento da União – formulário pelo qual são recolhidas as taxas aos cofres do governo federal). É possível emitir a GRU pelo site do Inmetro e realizar o pagamento em um Banco do Brasil. O próximo passo é levar o veículo a um posto de selagem para fazer a manutenção, se necessário, no tacógrafo. Já com a GRU devidamente paga, o agendamento do ensaio pode ser feito por e-mail ( sjrpreto-ipem@ipem.sp.gov.br), ou pelo telefone (0xx17) 32183022 ramal 15, ou pessoalmente na própria sede do Ipem de São José do Rio Preto.

Almanaque – Qual é o valor dessa taxa metrológica?

– Atualmente o valor dessa taxa é de  R$ 149,00.

Almanaque – O Posto conta com quantos funcionários e quais os instrumentos utilizados para a montagem dele?

– A princípio teremos três funcionários trabalhando nesse serviço. O ensaio é feito em um similador de pista constituida por um sistema de roletes sobre os quais o caminhão assenta os pneus traseiros. Um software, programado especificamente para o sistema de rolos, registra os resultados das medições. A bancada de ensaios conta também com padrões apropriados e micrômetro, além de uma lente de aumento que permite fazer a leitura do disco após o ensaio.

 

 

Anúncios

Tags: , , ,

2 Respostas to “Posto de Ensaio de Cronotacógrafo do Ipem é tema de entrevista”

  1. everardo Says:

    Eu acho que vocês deveriam abrir linhas de crédito para nós que trabalhamos nessa área de serviço. Pense nos profissionais sem recurso financeiro.

    • Montini Says:

      Caro Everardo,
      O IPEM-SP é um órgão de fiscalização e, como tal, não é da sua competência financiar essa ou quaisquer outras atividades produtivas. Esse papel é reservado aos bancos estatais de fomento como o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, por exemplo, que costumam oferecer linhas de crédito desse tipo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: