Para não perder o ritmo…metrônomo

by

Não sendo propriamente um instrumento musical, o metrônomo é aquele aparelho que faz tic-tac no ritmo predeterminado. Ele é muito útil para quem está compondo, ou tirando uma música a partir de uma partitura.

Breve história do metrônomo

Em 1581, Galileu descobriu que um pêndulo sempre balançava na mesma velocidade, não importando seu tamanho. Essa descoberta foi vital para a invenção do relógio de pêndulo, por volta de final do século XVII. O desafio era desenvolver um mecanismo que fizesse com que o pêndulo não parasse, mas continuasse sempre no mesmo ritmo. Era o princípio da marcação de tempo em intervalos iguais. Até então, as primeiras tentativas de metrônomo eram objetos que, à medida que perdiam o impulso, contavam mais devagar.

No ano de 1812, Dietrik Nikolaus Winkel, um cientista holandês, matou outra charada que dificultava a existência de um objeto contador de tempo, que era o fato de que muitas músicas da época exigiam contagens lentas, de menos de 60 batidas por minuto. Isso fazia com que, para contar tão devagar, os pêndulos fossem enormes, o que os inviabilizava. Winkel descobriu que se colocasse um peso de cada lado da haste do pêndulo, ele poderia se mover devagar.

Foi um mecânico austríaco,  Johann Nepenuk Maelzel, que se apropriou da idéia de Winkel para lançar o Metrônomo de Maelzel, oficialmente o primeiro a ser fabricado em escala. O plágio, contudo, nunca foi comprovado, e Maelzel ficou com os créditos pela invenção. O primeiro metrônomo elétrico foi contemporâneo à invenção do relógio de bateria. Em 1938, foi criado o modelo Franz, que é vendido até hoje.

*fonte: FRANZ, Frederick. Metronome Techniques. New Haven, 1953.

Caso você queira adquirir um metrônomo para seus ensaisos, esse instrumento não é muito barato, contudo, existem recursos gratuitos que podem ser usados online:

http://www.webmetronome.com, um metrônomo em javascript.

http://www.metronomeonline.com, um metrônomo em Flash.

 

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: