Metrologia Química

by

Se observarmos o Sistema Internacional de Unidades – SI, veremos que a esmagadora maioria das unidades de medir refere-se às grandezas físicas. O mesmo acontece com os padrões. Quase todos eles servem para serem comparados com as grandezas físicas e, com isso, possibilitar que elas sejam medidas. Estamos habituados a pensar nas medições das grandezas físicas como massa (peso), volume, temperatura, comprimento, etc. como se elas fossem as únicas coisas a serem medidas. Existe, entretanto, todo um universo de medições importantíssimas ao qual damos menos atenção. Falamos da Metrologia Química.

A química, como todo mundo sabe, lida com os famosos elementos químicos e as suas múltiplas interações, que acontecem ao nível molecular e atômico. O SI estabelece o mol como unidade de medir quantidade de matéria, porém a dificuldade consiste em estabelecer padrões confiáveis para comparar as grandezas químicas. Vamos dar um exemplo. O etilômetro (bafômetro) é usado, principalmente, para a polícia saber se um dado motorista andou exagerando na bebida. O etilômetro detecta o teor de álcool etílico presente no ar expelido pela pessoa que assopra o aparelho. Porém, para que a medição seja segura o etilômetro precisa ser calibrado. Isso é feito utilizando-se uma mistura padrão de álcool e água cuja concentração é conhecida com precisão.  Padrões como esses são chamados, em química, de Materiais de Referência. Um material de referência é uma substância homogênea que tem uma ou mais propriedades bem estabelecidas para ser usado na calibração de um instrumento, na avaliação de um método de medição ou na atribuição de valores a materiais. São muitos os materiais de referência exigidos pela metrologia química, e para que se tenha uma medição precisa, esses materiais precisam ser certificados, ou seja, preparados segundo normas técnicas reconhecidas por entidades normativas, como o Inmetro, por exemplo.

Indústrias químicas de base, farmacêuticas, de alimentos, de mineração, entre muitas outras, utilizam análises químicas e materiais de referência para determinar as quantidades de elementos ou compostos químicos. O mesmo acontece com os laboratórios de análises clínicas ou empresas de saneamento. Ou seja, a metrologia química é mesmo fundamental.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: