Padrão Brasileiro para plugues e tomadas

by

Arte: Revista Época.

Plugues e Tomadas: Já falamos desse assunto aqui no blog, mas  está na hora de falarmos de novo. Acontece que o prazo dado pelo Inmetro para  os comerciantes termina agora, em 31 de dezembro. A partir de primeiro de janeiro de 2011, o comércio só poderá  vender plugues e tomadas no Padrão Brasileiro.

Para quem não se lembra, os plugues e tomadas do Padrão Brasileiro são aqueles sextavados, conforme a ilustração acima.   Além disso, os plugues e tomadas precisam trazer a Marca de Conformidade Inmetro, que demostra que os produtos foram fabricados conforme as normas técnicas obrigatórias.

Para os plugues dos eletro-eletrônicos, o prazo dado pelo Inmetro foi um pouco maior e termina em julho de 2011. Isso significa que após essa data, as  geladeiras, televisores, máquinas de lavar, etc.  só poderão ser comercializados com os plugues no Padrão Brasileiro.  Aí vai ser necessário trocar as tomadas da sua casa, senão o plugue não vai servir. Enquanto as tomadas não forem substituídas, é possível usar adaptadores, desde que estes sejam certificados (veja a marca de conformidade). Porém, a idéia é que todos se adaptem ao novo padrão, pois os plugues e tomadas do Padrão Brasileiro foram concebidos para serem seguros, tanto no manuseio quanto para a rede elétrica da sua casa.

Uma dica: Antes de trocar as tomadas da sua casa, verifique se o aparelho a ser plugado é de 20 Ampères ou 10 Ampères. Isso faz diferença, pois os pinos dos plugues de 10A são mais finos que os de 20A. Então, os plugues de 20A não vão caber nas tomadas de 10A.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: