Álcool para limpeza, isqueiro e bumerangue

by

careta

Não estranhe. Tudo começou quando postamos aqui no Almanaque o texto sobre dragões, cadeiras e o padrão internacional do quilograma. Algumas pessoas acharam a idéia divertida, quer dizer, que alguém pretenda estabelecer nexo entre coisas aparentemente tão díspares. Daí nós recebemos alguns desafios. Este é o primeiro deles. Então, vamos lá!

Para começar, o álcool para limpeza tem um duplo vínculo com a regulamentação da metrologia e da qualidade. As embalagens onde o álcool é acondicionado precisam respeitar normas rígidas de fabricação. O regulamento técnico do Inmetro a respeito obriga os fabricantes a cumprirem essas normas e a submeter os seus produtos a uma série de ensaios, de modo que a embalagem seja segura.

Além disso, o teor de álcool informado na embalagem é expresso em graus INPM. Ora, ora, o que será isso?  Muito simples. O álcool para limpeza não é, evidentemente, puro. É uma mistura de etanol e água (além de um desnaturante, que serve para dar gosto ruim à mistura e ninguém se animar a fazer caipirinha com ela). Então, o grau INPM informa quanto de etanol a mistura contém. Vamos a um exemplo: Normalmente, o teor das bebidas alcoólicas é dado em graus GL, ou Gay Lussac, e representa o percentual de álcool em relação ao volume da bebida. Assim, um litro de uísque com 40°GL tem 40% de etanol, ou seja, 400ml. Já o grau INPM dá esse percentual em massa (peso). A sigla INPM significa Instituto Nacional de Pesos e Medidas, o antigo nome do Inmetro. Um quilograma de álcool para limpeza com 40 graus INPM terá 400 gramas de etanol. Mas, você perguntará, não é a mesma coisa? Na verdade, não é não! Um litro de água a 20°C pesa aproximadamente um quilograma, mas um litro de etanol a 20°C pesa pouco menos de 800 gramas. Bem mais leve, não é? Tudo isso sem falar que, obviamente, a quantidade de álcool contido na embalagem é controlada pela metrologia legal!

Muito bem, mas e o isqueiro? Essa é fácil! Os isqueiros são regulamentados e só podem ser comercializados com a marca holográfica do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.

E com isso chegamos ao bumerangue. Caso seja um bumerangue de brinquedo, tudo bem, deve trazer o símbolo de conformidade do Inmetro, como todo brinquedo. Mas, e se não for? Pois bem, o bumerangue de verdade é uma arma rústica inventada pelos aborígines australianos, algo bastante perigoso em mãos inexperientes. Se você não souber como lançá-lo ele acaba voltando e batendo na sua cabeça!

Na verdade, garrafas de álcool para limpeza e isqueiros são como bumerangues: É preciso tomar muito cuidado com o seu manuseio, caso contrário essas coisas se voltarão, literalmente, contra você.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Álcool para limpeza, isqueiro e bumerangue”

  1. Agnes Says:

    Nossa, adorei este artigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: