Panetone Metrológico

by

Poucas coisas exigem tanta medição como uma receita culinária. É claro que, para a maioria das receitas, as medições não precisam ser rigorosas e nem os resultados, precisos. Porém, para fazer uma receita, saber medir é essencial. Você duvida? Então, veja essa receita de panetone.

Ingredientes

Um quilograma de farinha de trigo peneirada. Compre um pacote de 1kg e use tudo.

3 ovos grandes. Infelizmente o adjetivo “grande” não tem nada de metrológico. Paciência, nem tudo é perfeito.

300 gramas de açúcar. Se você não tiver balança, pode medir em volume. 300g de açúcar equivale a, mais ou menos, 230 mililitros. Use um copo desses de requeijão.

Uma pitada de sal. Pitada também não é um conceito metrológico, mas é uma quantidade intuitiva, não é? Se você não souber, basta pegar uma porção de sal entre o polegar e o indicador.

2 colheres de sopa de manteiga . Outro problema! Quanto vale, em gramas, uma colher de sopa de manteiga? Difícil dizer, mesmo porque “colher” é medida de volume (cerca de 15ml). E será que a receita recomenda colher rasa ou cheia? Na dúvida, use a colher cheia, pois o panetone ficará mais macio.

250 mililitros de leite morno. É um quarto de litro. Você pode usar aquele  mesmo copo. Encha até transbordar.

50 gramas de fermento biológico. Se você for comprar na padaria, peça para o atendente pesar na sua presença, sem a embalagem!

300 gramas de frutas cristalizadas e 250 gramas de uvas passas. Peça para pesar na sua presença, assim você pode controlar a quantidade.

Raspas de 1 limão.

Como você viu, medir as coisas não é fácil, principalmente quando as referências são confusas.  O melhor é ter uma balança de cozinha e um conjunto de medidas de volume à mão. Um relógio de parede e um forno com termostato também ajudam.

Preparo

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite e o fermento. Bata por 30 segundos, ou meio minuto. Use o seu relógio.

Coloque a farinha peneirada numa vasilha grande e larga, faça um buraco no meio da farinha e acrescente os ingredientes batidos.

Vá amassando até soltar das mãos. Se  ficar muito mole, coloque um pouco mais de farinha, aos poucos, para não endurecer demais a massa. Aí, acrescente as frutas cristalizadas, as uvas passas e as raspas de limão.

Coloque a massa nessas formas de papel manteiga, próprias para panetone. Não é difícil de encontrar.  Não ultrapasse a metade da altura da forma, pois a massa vai crescer bastante. Deixe a massa crescer até dobrar de volume, faça um corte em X em cima, pincele com gema de ovo e coloque para assar.

Asse em forno pré-aquecido a 150°C (graus Celsius), por cerca de uma hora. Pronto. Agora é só servir.

Apenas nessa receita você teve que fazer várias medições de massa (peso), de volume, de tempo e de temperatura. Meus parabéns, você é quase um especialista em metrologia! Bom apetite!

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: