Cerveja também se mede!

by

Sim, cerveja também se mede, e não apenas o volume das garrafas ou das latas que a contém. É impossível fabricar cerveja, mesmo que seja uma receita caseira, sem medir uma porção de coisas. Se você quiser fazer cerveja em casa, os ingredientes são basicamente água, malte, lúpulo e fermento. Vamos falar um pouco sobre eles.

Água você sabe o que é, porém, ela deve ser pura. O Malte é produzido pela germinação da cevada! A cevada é colocada na água e, depois de germinada, vai para a secagem. Quanto mais tempo ficar na secagem, mais escura ela será, e isso vai determinar a cor da cerveja. O Lúpulo é uma trepadeira da família cannabaceae. Suas flores contêm o ácido alfa, que dá o típico sabor amargo à cerveja. O fermento, ou levedo, é um microorganismo chamado saccharomyces cerevisiae. Ele decompõe os açucares e os transforma em álcool etílico.

Você já tem os ingredientes. Agora precisa dos instrumentos de medir para determinar volume, massa (peso), temperatura, tempo e massa específica (densidade).

Fabricar cerveja exige muita água. Os garrafões de vinte litros de água mineral já vêm com o volume pré-determinado. Entretanto, é bom ter uma proveta de um litro, graduada, por perto.

Uma balança também é importante, pois será necessário medir a massa (peso) do malte, do lúpulo e do fermento, a menos que você tenha comprado um desses kits com as quantidades pré-definidas.

Um termômetro adequado é indispensável. Durante o processo de fabricação da cerveja são feitas várias medições de temperatura.

Um bom relógio com cronômetro e alarme é fundamental. O tempo é muito importante na fabricação da cerveja.   

Finalmente, é necessário ter um densímetro apropriado para conferir a massa específica e, por tabela, o teor alcoólico da cerveja.

Nós íamos dar uma receita de cerveja aqui, mas são tantos os tipos possíveis que é melhor você pesquisar na internet e escolher a receita da sua cerveja preferida.  Boa sorte e aprecie com moderação. Saúde!

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: