Dia das mães – Eletrodomésticos

by

Compra inteligente -Fique atento à essa etiqueta:

Clique na imagem para ampliar

Eletrodomésticos devem apresentar a etiqueta do Inmetro informando sobre o consumo de energia. No caso das lavadoras e fogões, devem apresentar, também, informações sobre o consumo de água e gás, respectivamente. O consumidor precisa estar atento, pois o consumo de energia, água e gás também devem ser contabilizados no orçamento.

O consumo de energia é indicado por uma etiqueta, aposta de forma visível para o consumidor, onde uma escala colorida com letras de A a G apresentam os níveis de consumo. Uma sete preta com a letra correspondente ao consumo daquele aparelho informa o seu nível de eficiência energética. Assim é fácil saber, por exemplo, que um produto classificado com letra A é mais eficiente (gasta menos) que um com a letra C.

Dessa maneira, você pode avaliar melhor e comprar o eletrodoméstico que consome menos energia, tem menor impacto ambiental e gasto menor, pesando menos no bolso. Às vezes, um produto mais barato tem menor eficiência e pode sair mais caro, pois sua conta de luz será sempre maior.

O Inmetro define quais os produtos devem ostentar o selo de eficiência energética. O Ipem-SP é responsável por fiscalizar  a  presença dos selos nos produtos, quando estão expostos a venda . Por isso não compre eletrodoméstico sem antes verificar se ele tem o selo de eficiência energética. Clique aqui e veja quais produtos precisam apresentar o selo.

ATENÇÃO  Nenhum lojista pode tirar as etiquetas dos produtos antes da venda. Isto cabe somente ao consumidor. Para garantir esse direito do cidadão, os agentes fiscais do Ipem-SP visitam periodicamente as lojas que comercializam eletrodomésticos para verificar se estes contêm a etiqueta de eficiência energética.

Quando os fiscais encontram irregularidades, o estabelecimento é notificado e pode receber multa de até R$ 50 mil, dobrando em caso de reincidência.

Encontrou algum desses produtos no mercado sem o selo?

Ligue para nossa Ouvidoria: 0800-0130522 

Anúncios

Tags: ,


%d blogueiros gostam disto: