Dia Mundial da Fotografia

by

lensface

Pois é, o dia mundial da fotografia foi agora, em 19 de agosto! E quase passa batido por aqui, o que seria uma grande injustiça. Para quem lida com comunicação visual a fotografia é base, é ponto de partida, é o princípio de tudo!

É claro que desde a invenção do daguerreótipo até hoje muita coisa mudou. A tecnologia para registro de imagem desenvolveu-se tanto que fica até difícil comparar a fotografia de hoje com aquela inventada por Louis-Jacques-Mandé Daguerre e acolhida pela Academia de Ciências e Artes de Paris  justamente em 19 de agosto de 1839.

A grande revolução no processo fotográfico se deu com a digitalização, coisa corriqueira hoje em dia mas que representou uma mudança radical na  fotografia. Desde a invenção do daguerreótipo até muito recentemente, o processo de registro de imagens era químico. Utilizava-se uma emulsão de haletos de prata, sensível à luz, sobre uma base. A fotografia digital veio mudar completamente  a tecnologia fotográfica. Em razão disso, nunca se fotografou tanto como hoje. Todo mundo tem acesso a uma câmera, e a câmera está em toda parte. Vivemos, definivamente, na era da imagem fotográfica (lembre-se que cinema é fotografia em movimento).

Finalmente, e apenas para não perder o costume, vale lembrar que a fotografia também  utiliza recursos de medição como os processos de telemetria (medição óptica de distância) e fotometria (medição da incidência da luz). Então, obrigado Monsieur Daguerre.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: