Umidade Relativa do Ar: Fique de olho

by

Termômetro e Higrômetro Digital

O inverno costuma ser uma estação fria e seca, isto é, chove pouco e o ar fica com baixa umidade relativa. Isso provoca desconforto em todo mundo e problemas de saúde principalmente nas crianças, idosos e nas pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Quando falamos em umidade relativa estamos nos referindo à quantidade relativa de vapor d’água presente na mistura de gases que compõem a atmosfera. Existe um limite para a quantidade de vapor d’água contida no ar. Num dado ambiente, o máximo de vapor d’água que o ar consegue reter é 4% do seu volume total, o que é chamado de saturação.

Um patamar confortável de umidade relativa deve ficar em torno de 45%. A Organização Mundial de Saúde recomenda valores entre 50% e 60%.  Umidade relativa de 50% equivale a 2% de vapor d’água na atmosfera. Por isso, umidade relativa de 30% exige atenção, e menos de 20% é preocupante, pois a quantidade de vapor d’água contida no ar é muito pequena.

O aparelho que mede umidade do ar é o higrômetro (não confundir com hidrômetro, instrumento de medir volume de água). O higrômetro tem o seu funcionamento baseado em algum material higrófilo, ou seja, que tenha capacidade de absorver a umidade atmosférica. O mais conhecido é o cabelo humano. O cabelo aumenta ou diminui de comprimento em função da umidade do ar, o que levou à invenção do higrômetro de cabelo. Bastava atar uma extremidade do cabelo a um ponto fixo e a outra a um ponteiro. Simples e eficiente.

Hoje, os modernos higrômetros digitais usam sais de lítio e se baseiam na variação da condutividade elétrica desses sais em função da quantidade de umidade que absorvem. De qualquer modo, é bom manter-se informado sobre a umidade relativa do ar para se proteger da secura excessiva. Se você puder, compre um higrômetro e um umidificador de ar. Ou, pelo menos, tome bastante líquido e coloque vasilhas e toalhas embebidas em água no ambiente onde você vai dormir.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “Umidade Relativa do Ar: Fique de olho”

  1. Instrumentos meteorológicos no IPEM-SP | Meteorópole Says:

    […] primeiro que li é esse que fala sobre a medição da Umidade Relativa. No breve texto, o autor fala dos higrômetros que usam substâncias higroscópicas (como o fio de […]

    • Montini Says:

      Cara Samantha,
      Obrigado pelos seus comentários e por ter recomendado a leitura dos nossos posts no Almanaque do IPEM-SP. Ah, sim, o visual retrô é intencional, pois antigamente os almanaques faziam mais ou menos o que pretendemos com o blog. Obrigado pela sua visita e volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: