Instituição retoma o Programa 5S

by

Você já ouviu falar em 5S? Muitos dos servidores com menos de 15 anos de Ipem-SP provavelmente não sabem do que se trata. No entanto, o projeto foi retomado pela atual gestão, que instituiu uma comissão, composta por representantes das diversas áreas da autarquia.

Os objetivos do 5S são a diminuição do desperdício, redução dos custos, melhora na qualidade de vida dos servidores e, o mais ambicioso de todos, porém, fruto da consequência das ações, é transformar o ambiente da instituição e a atitude das pessoas.

 A sigla 5S tem origem em cinco palavras japonesas que começam com a letra S. São elas:

Seiri – senso de utilização
Seiton – senso de ordenação
Seisou – senso de limpeza
Seiketsu – senso de saúde
Shitsuke – senso de autodisciplina

As atribuições do da Comissão são dar apoio para a organização e execução do “Dia D”; orientar os departamentos e demais setores na implementação do Programa 5S; documentar reuniões por meio de atas; acompanhar o desempenho dos setores e realizar auditorias.

 O Dia D é o dia da “grande limpeza”, onde todas as pessoas das diversas áreas praticam os princípios do 5S, liberando o que não utiliza mais – mediante alteração do patrimônio – ou retirando de outro setor o que foi liberado, organizando desta maneira todo o departamento.
Se você também quiser experimentar, veja no site do IPEM-SP como implementar o Programa 5S na sua casa, empresa ou escola. Clique aqui.
Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Instituição retoma o Programa 5S”

  1. Palestra ” Sutentabilidade no ambiente de trabalho” orienta funcionários na reta final do 5S « Almanaque do Ipem – SP Says:

    […] de funcionários em meados de outubro com a finalidade de desenvolver e monitorar a realização do projeto 5s em todas as sedes da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: