Halloween

by

O Halloween tem origens complexas e um tanto nebulosas. Tudo indica que tanto a data quanto o tema tenham origem nas tradições celtas.

A tradição celta, da qual os irlandeses são herdeiros, cultuava a religião dos druídas. Os druídas festejavam o fim do verão em 31 de outubro. Quando os romanos cristianizaram a ilha onde hoje é a Grã Bretanha, incorporaram essa data ao dia de Todos os Santos. A proximidade com o dia 2 de novembro, finados ou dia dos mortos, também a influenciou.

Seja como for, nos dias de hoje é nessa data que os americanos e outros povos anglo-saxônicos se fantasiam e saem pela rua, de casa em casa, pedindo doces com a famosa frase “trick or treat” (truque ou deleite) que numa tradução adaptativa vira “travessura ou guloseima”.

Essa festa, que até pouco tempo era exclusiva dos anglófonos, ganhou popularidade por aqui com mais uma adaptação cultural: No Brasil o Halloween virou o Dia das Bruxas. É interessante notar que o halloween tradicional não tem nenhum vínculo especial com essas personagens lendárias.

De todo modo, o que importa é que a festa pegou, e isso significa que é preciso ficar de olho nas fantasias e nos brinquedos relativos à data para não levar um susto depois. Antes de comprar, é muito importante verificar a etiqueta têxtil nas fantasias e o selo do Inmetro nos brinquedos. E boa diversão!

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: