Metrologia Náutica

by

O mar sempre esteve presente na história das civilizações, e navegá-lo tornou-se indispensável. A náutica é a milenar arte da navegação, e exige conhecimentos específicos e nomenclatura própria, inclusive de ordem metrológica. Veja só:

Milha marítima: A principal unidade de medir usada no mar é a milha náutica, ou marítima. Seu comprimento corresponde ao arco de um minuto marcado sobre a linha do equador. A linha do Equador é um círculo máximo (percorre a superfície da terra na sua maior latitude) e tem, naturalmente 360 graus. Assim, para se obter o comprimento de um grau, basta dividir o equador por 360. Cada grau tem 60 minutos (aqui, minuto é medida de ângulo plano e não de tempo). Dividindo-se o comprimento de um grau, marcado sobre o equador, por 60, obtém-se o comprimento do arco de um minuto, que é o comprimento da milha náutica. A milha náutica ou marítima equivale a 1.853,25 metros, mas convencionou-se arredondá-la para 1.852 metros.

Nó: O nó é unidade de velocidade, e quivale a uma milha náutica por hora. A milha marítima e o nó são unidades admitidas temporariamente pelo Sistema Internacional de Unidades – SI.

Cabo: É uma medida de comprimento não reconhecida pelo SI, cujo valor equivale a um décimo da milha náutica, cerca de 180 metros.

Braça: É uma unidade obsoleta de profundidade e equivalia a seis pés (1.83 m). É referida em antigas cartas náuticas mas está em desuso. Os modernos batímetros (medidores de profundidade) utilizam o metro.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: