Dia da Música

by

De todas as manifestações artísticas a música é, provavelmente, a mais antiga e a mais popular. Por esse motivo nem é preciso fazer um post enaltecendo a música ou os músicos. O vocábulo “música” vem do grego “musiké techné” e significa arte das musas.

Na verdade, nesse Dia da Música e do Músico, além de parabenizar esses últimos pela bela profissão que escolheram, cabe-nos lembrar que a música tem muita metrologia incorporada. Sim, também a música, como tantas outras áreas do saber e da atividade humana, é impregnada de conceitos metrológicos.

Muitos bons compositores e executores jamais estudaram em conservatório. Entretanto, quem lida com teoria musical sabe que a música é feita de sons e silêncios organizados no tempo. Tanto o tempo quanto os sons são mensuráveis, e no caso da música a medição de ambos é fundamental. Além disso, as relações harmônicas podem ser descritas matematicamente, e relações matemáticas implicam em quantificar fenômenos físicos…

De todo modo, o importante é que não se conhece nenhuma civilização que não tenha criado a sua própria maneira de se expressar através da música. Nesse sentido, a música e a metrologia são muito assemelhadas, pois ambas são fundamentais para as sociedades humanas.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: