Panela de Pressão: Não precisa ter medo…

by

Voltamos a falar da panela de pressão porque ainda tem gente que alimenta um certo receio em lidar com ela. Isso não é à toa. Acontece que, antigamente, os acidentes com panela de pressão eram frequentes e muita gente acabava se ferindo. Pois bem, para acabar com esse medo todo resolvemos explicar como a panela de pressão funciona.

Se você colocar água para ferver numa panela normal, aberta, a temperatura atingirá 100 °C (cem graus Celsius) e  ficará assim durante todo o tempo de fervura. Isso porque a temperatura da água permanece constante durante a fase de ebulição. Não adianta aumentar o tamanho da chama que a água não fica mais quente, apenas evapora mais rápido.

A panela de pressão, entretanto, cozinha os alimentos a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, em torno de 120 °C. O segredo é justamente a pressão. Toda panela de pressão tem tampa hermética, ou seja, a tampa se ajusta na panela de tal forma que não deixa o vapor d’água sair. Isso faz com que a pressão  dentro da panela aumente além da pressão normal ambiente, o que eleva a temperatura da água.  O sistema de cozimento a vapor num recipiente hermeticamente fechado foi inventado pelo médico francês Denis Papin, em 1679. A “Marmita de Papin”, como ficou conhecida, é a precursora das autoclaves usadas em esterilização e, naturalmente, da nossa panela de pressão.

Acima você vê uma panela de pressão em corte: Ela tem uma tampa hermética, vedada por um aro de borracha. No centro da tampa existe uma válvula, mantida fechada por um pino de metal que apenas repousa sobre a abertura. O pino é suficientemente pesado para manter a válvula fechada. Na tampa ainda tem outra válvula, de segurança, que só funciona em situações extremas.

Quando a água e os alimentos são colocados na panela e levados ao fogo, o calor eleva a temperatura da água até o ponto de fervura. Como a panela é hermeticamente fechada, o vapor d’água não tem por onde escapar, o que faz com que a pressão interna aumente até certo limite.  Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda. A outra válvula, de segurança, serve justamente para romper e liberar a pressão caso haja entupimento da válvula principal.

Hoje as panelas de pressão são bastante seguras, e desde que sejam tomados alguns cuidados elas podem ser utilizadas tranquilamente.

Na hora de comprar, veja se a panela traz o selo de segurança do Inmetro. A presença do selo significa que a panela foi fabricada dentro das normas de segurança obrigatórias. Nenhuma panela de pressão pode ser comercializada sem esse selo. Além disso, leia atentamente as instruções de uso do fabricante. Lembre-se de manter a válvula de alívio da panela (a válvula do pino) sempre limpa e desobstruída. Troque a válvula a cada cinco anos, e apenas em representantes autorizados. Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo para fora do fogão e nem deixe que crianças fiquem na cozinha.

Tags: ,

181 Respostas to “Panela de Pressão: Não precisa ter medo…”

  1. Marina Says:

    Quando a panela está na pressão A válvula de trabalho tem sempre que girar ?

    • Montini Says:

      Cara Marina,
      Não necessariamente. Em algumas marcas e modelos de panelas o pino oscila de um lado para outro. Em outras o pino apenas levanta de um lado para expelir o vapor. Ou seja, o importante é que o vapor saia pela válvula. Lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante quanto ao nível de água, e de baixar o fogo após levantar fervura.

  2. Sueli Says:

    Estava com a panela de pressão no fogo,de repente começou fazer um barulho muito alto tipo corneta então desliguei e não tenho mais coragem de usá- la novamente. Será que tem algum perigo.

    • Montini Says:

      Cara Sueli,
      Se a válvula principal (o pino no meio da tampa) estava soltando bastante vapor, então talvez você tenha deixado a panela em chama alta. A maioria dos fabricantes recomenda abaixar o fogo após o início da fervura. Se for esse o problema, então basta manter a panela em fogo baixo. Por outro lado, se estava saindo pouco vapor, talvez alguns orifícios do pino estejam entupidos. Faça o seguinte: Espere a panela esfriar, levante o pino com um garfo para certificar-se de que não sai mais vapor, retire a tampa, limpe os orifícios, tampe novamente e recoloque a panela no fogo.

  3. Karine Says:

    Olá!
    Tenho uma panela Tramontina, já faz 8 meses. Ha uma semana, fazendo feijão, o pino vermelho (válvula de segurança) acionou. Saiu muita pressão, e minha cozinha ficou lavada da água do feijão. Terrível!
    Como disse, a panela é nova, o q aconteceu??
    Coloquei água e no nível, tudo correto.
    Grata.

    • Montini Says:

      Prezada Karine,
      A válvula de segurança da panela é dimensionada para ser acionada apenas em caso de elevação anormal da pressão. Se a água estava no nível correto e a chama do fogão também, pode ter havido entupimento da válvula principal, de modo que esta deixou de liberar vapor fazendo com que a válvula de segurança fosse acionada (películas de feijão, lentilha e grão de bico podem causar esse problema). Recomendo verificar se a válvula principal está obstruída. Caso contrário, entre em contato com o SAC do fabricante.

  4. Ricardo M. Farah Jr Says:

    Boa tarde, uma dúvida simples. Entendo sobre o selo do inmetro.
    Estou tentando comprar uma panela não muito cara de 7 litros e a mais barata que encontrei foi no Ricardo Eletro.
    Na descrição do item diz Sem selo do Inmetro.
    1: COmo eles conseguem comercializar um produto assim sem o selo?
    2: O modelo da panela é padrão e está no site oficial da CLock. Se eu comprar ela posso ter problemas?

    • Montini Says:

      Caro Ricardo,
      Acessei o site indicado, bem como o site do fabricante, mas não encontrei a menção “sem selo do Inmetro”. De todo modo, essas panelas de pressão não podem ser comercializadas sem a marca de conformidade do Inmetro, e você não deve adquiri-la sem o selo. Você pode denunciar o fato em detalhes para a nossa Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou telefone 0800.013.05.22 (ligação gratuita) para que uma equipe de fiscalização do IPEM-SP possa investigar o caso. O sigilo é garantido e você poderá ter o retorno da sua denúncia.

  5. Rodrigo Says:

    Prezado,
    Derrubei no chão tampa da panela de pressão. A tampa, aparentemente, não empenou, mas como faço para ter certeza que tal queda não prejudicou o funcionamento da panela de pressão, sobretudo no que se refere à segurança? Mto obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Rodrigo,
      A menos que panela de pressão seja elétrica, a queda da tampa não costuma trazer maiores problemas. Verifique se houve amassamento e se as válvulas estão íntegras. Em seguida basta colocar água até o limite indicado pelo fabricante e colocar a panela no fogo. Se você constatar vazamento de vapor que não seja pela válvula principal (nas laterais da tampa ou na válvula de segurança), leve a panela para conserto. Caso contrário, pode usar normalmente.

  6. João Victor Says:

    Olá, gostaria de saber se tanto a válvula de segurança de alumínio como a de borracha são aprovadas pelo INMETRO?
    Isso porque recentemente a válvula de borracha da minha panela quebrou e troquei por uma de alumínio , mas não tenho segurança de que essa seja autorizada.

    • Montini Says:

      Caro João Vitor,
      As panelas de pressão são certificadas como um produto único, ou seja, não há certificação de cada uma das peças que compõem o produto. Sendo assim, é recomendável utilizar apenas peças originais do fabricante para reposição. Quanto ao tipo de válvula de segurança, tanto as válvulas plásticas quanto as metálicas têm sido utilizadas pelos fabricantes de panelas certificadas, e desse ponto de vista elas se equivalem.

  7. Jack Says:

    Bom dia
    Vc viu a reportagem no programa MAIS VOCÊ da rede globo hoje (22/06/16)?
    O q vc achou?
    Grato,
    Jack Tequila

    • Montini Says:

      Caro Jack,
      Não tive a oportunidade de assistir. Você se importaria em relatar?

    • jose Eustáquio Says:

      Vi reportagem no mais você e vi que todos os cuidados com panelas de pressão e pouco só achei que deixaram de fora as panelas de pressão eletrônica que no meu intender e mais perigosa do que as que foram apresentadas. as panelas de pressão elétricas não solta vapor se a pessoa que a opera programa com um tempo determinado e aconteceu um problema no sistema eletrônico ela não desligar vai virar uma bomba relógio. Na minha opinião tem que fazer um teste. E ser divulgado nos programas de maiores audiência

      • Montini Says:

        Caro José Eustáquio,
        Obrigado pela informação. A certificação Inmetro proporciona maior segurança às panelas de pressão e aos eletrodomésticos, incluindo as panelas elétricas, mas mesmo assim o consumidor precisa ficar atento e seguir as orientações de operação do fabricante.

  8. Daise Campos Says:

    Então se o vapor está saindo pela válvula principal, não há problema dela não estar girando né?
    Às vezes ele da uma giradinha, mas é curto tempo. E muitas vezes eu que fico com medo dela explodir, vou lá e dou um empurrãozinho pra válvula girar.
    Há problema nisso?

    • Montini Says:

      Cara Daise,
      Não, não há problema. O importante é manter a válvula principal sempre desobstruída e seguir as recomendações do fabricante (nível de água, fogo baixo após o início da fervura, etc.). E não há problema em dar um empurrãozinho, desde que você faça isso à distância (use um garfo, por exemplo), pois o vapor pode provocar queimaduras.

  9. ernesto cicco Says:

    kkkk….. Quando pequeno uma panela de pressão explodiu em casa…
    Recentemente…apesar do receio com essas panelas, resolvi comprar uma….Nesse dia fui ao dentista, e ele me contou que a panela dele tinha explodido…
    Hoje me deparo com essa matéria… e ao ler as recomendações e os comentários….kkkkkk Parece meu anjo da guarda me avisando pra ficar longe desse tipo de panela….

    • Montini Says:

      Caro Ernesto,
      Como você pôde constatar, muitas outras pessoas têm receio de usar panela de pressão. De fato, foi isso que nos motivou a fazer o post. A ideia é que, desde que sejam tomados os cuidados necessários, a panela é segura. Aliás, o mesmo ocorre com muitos outros itens presentes numa cozinha como o fogão, o botijão de gás, os eletrodomésticos etc. cuja operação só é segura se tomados os cuidados necessários.

  10. Edward Says:

    Comprei uma panela de pressão Panelux de 7 litros e coloquei 500 gramas de ervilha nela para fazer uma sopa. Quando a válvula central começou a fazer barulho e a girar, passou a sair o liquido (pela válvula central) e espumar. Desliguei o fogo e após uns 10 minutos começou a sair um chiado da válvula de segurança durante algum tempo. Depois parou. A panela é nova e só usei desta vez. . Confesso que estou bastante decepcionado. Nunca tinha usado panela de pressão. Estou com receio de usá-la de novo e ela explodir. Terei que trocá-la ou isso tem conserto? O que eu faço?

    • Montini Says:

      Caro Edward,
      Isso costuma ocorrer quando se coloca água ou alimento além do limite recomendado pelo fabricante (é importante ler essas regras com atenção), ou quando se mantém o fogo alto por muito tempo, ou ainda quando algum resíduo (película da lentilha, ervilha, feijão) entope a válvula principal (ou tudo isso junto…). Faça o seguinte: Primeiro certifique-se de que a válvula está desobstruída. Depois, coloque água apenas até o limite recomendado pelo fabricante e leve a panela ao fogo (não se preocupe, ela não irá explodir). Quando começar a sair vapor pela válvula principal, reduza o fogo ao limite mínimo. Isso irá manter a pressão na panela sem provocar o transbordamento de líquido pela válvula. Se mesmo assim o líquido transbordar, ou se a válvula de segurança for acionada, será melhor trocar a panela.

    • Andressa Says:

      Pelo que aprendi nao podemos colocar alimentos que tenham essa “pelinha fina” como a ervilha e também a lentinha. Caso colocar o prazo deve ser bem menor e o cuidado redobrado

      • Montini Says:

        Cara Andressa,
        Você pode cozinhar normalmente alimentos com película, como o feijão, lentilha, grão de bico etc. Mas é preciso ficar atento a ver se a válvula pára de soltar vapor. Se isso acontecer basta desligar o fogo, esperar a panela arrefecer e limpar os orifícios do pino. Também é aconselhável limpar os orifícios do pino após o cozimento desses alimentos.

  11. Erica Says:

    Bom dia, comprei uma panela de pressão de alumínio e fui testar apenas com água, coloquei pouco menos da metade, pegou pressao normalmente, até aí tudo ok, mas quando abri a panela, toda parte que estava com água estava amarela, como se tivesse oxidado, enferrujado ou algo do tipo, a outra metade estava com a cor do alumínio normal. Porque isso aconteceu? É normal? Tentei lavar mas não saiu aquela cor. A panela pode estar soltando alguma substância do aluminio? Obrigada!

    • Montini Says:

      Cara Érica,
      As panelas de alumínio costumam ficar escuras quando se ferve apenas água. Panelas de pressão certificadas pelo Inmetro tem o processo de fabricação controlado, e desconheço relatos de amarelamento do alumínio causado por impurezas na matéria prima dessas panelas. No caso, talvez a água contenha alguma impureza em suspensão (óxido de ferro?). Como não sabemos a composição química da mancha, tente removê-la colocando água para ferver com a panela destampada e algumas rodelas de limão ou 50 ml de vinagre branco. Também recomendo consulta ao SAC do fabricante.

  12. Camilla santos paschini borges Says:

    Boa noite.
    Conforme orientação de uma dieta específica, foi sugerido para que colocássemos um peso em cima da válvula giratória da panela de pressão. Já cozinhei dessa forma, percebo que continua saindo vapor, mas de uma forma bem menor. Pode gerar problemas e riscos essa forma de cozinhar? Percebi que minha panela está um pouco estufada embaixo, pode ter a ver com isso? Obrigada Camilla

    • Montini Says:

      Cara Camila
      O peso da válvula giratória é dimensionado para liberar o vapor antes que a pressão interna represente risco de ruptura da válvula de segurança. O estufamento do fundo ocorre quando a panela é resfriada abruptamente ou quando é forçada a operar com pressão excessiva. Ou seja, forçar a panela além dos seus limites representa risco real de ruptura da válvula de segurança. Se isso ocorrer o jato de água fervente e vapor liberados podem atingir pessoas e causar acidentes sérios. Panelas de pressão são muito seguras, mas precisam ser usadas de acordo com as instruções do fabricante.

    • Camilla santos paschini borges Says:

      Obrigada. O estufamento deve ser então por conta da pressão excessiva. Não colocarei mais o peso em cima.

  13. Marilei Maria Bettoni Says:

    Olá! Sempre tive uma dúvida quanto à panela de pressão. Deixo um alimento cozinhar por 25 minutos, por exemplo, e desligo o gás. Posso deixar a panela descansando até que ela esfrie ou tenho que abrir a válvula e deixar o vapor sair logo que desligo o gás? Penso que se eu deixar o vapor na panela depois de desligada, vai esfriando sozinha e o alimento ainda continuará o cozimento.

    • Montini Says:

      Cara Marilei,
      Se você abrir a válvula antes que a panela esfrie o suficiente, o vapor sairá com muita violência e, dependendo do conteúdo da panela, poderá liberar líquido fervente e provocar um acidente. Também não é recomendável colocar a panela sob água fria para arrefecer a fervura, pois o choque térmico poderá deformar a panela. É melhor deixar a panela descansar entre cinco a dez minutos até que esfrie o suficiente para levantar o pino da válvula. Levante o pino com cuidado, usando um utensílio de cabo longo, e não tente abrir a tampa antes da pressão ser eliminada. Sim, você está certa, o cozimento continuará até que a temperatura da panela diminua. Por isso é recomendável desligar o gás um pouco antes do tempo previsto para cozinhar o alimento.

  14. Cynthia Says:

    Bom dia!
    Tenho uma panela de pressão Eterna da Nigro e precisei trocar a borracha pois não estava mais segurando a pressão. Comprei a borracha original. Quando fui fazer o reste para ver se estava funcionando, a pressão segurou da forma correta, mas quando solta a pressão faz um barulho agudo insuportável que nunca havia acontecido. Tirando o barulho a panela funciona normalmente. O que pode ser isso?

    • Montini Says:

      Cara Cynthia
      Esse assobio pode ser provocado pela passagem do vapor. Antes de tudo, verifique se os orifícios do pino da válvula principal estão desobstruídos e liberando vapor normalmente. Veja também se a válvula de segurança está intacta. Use a panela com água no nível recomendado pelo fabricante e mantenha fogo baixo após o início da fervura. Só levante o pino após esfriar naturalmente a panela, caso contrário o vapor sairá com muita violência. Se tudo estiver ok, não se preocupe com o ruído.

  15. fagner Says:

    A minha panela de pressão sair umas borbulhazinhas pouca pela valvula de segurança é normal?

    • Montini Says:

      Caro Fagner,
      Um pequeno vazamento de vapor por ali não chega a comprometer, mas o ideal é que a válvula de segurança permaneça completamente incólume. Limpe os orifícios do pino da válvula principal, não coloque água além do nível recomendado pelo fabricante e abaixe o fogo após o início da fervura. Se depois disso a válvula de segurança continuar a vazar, é melhor substitui-la.

  16. Leticia Says:

    Ola o pino da tampa da minha panela de pressão ela é solta ou seja nao fica rosquiada isso é normal?

    • Montini Says:

      Cara Letícia,
      Sim. O pino deve ficar solto e pousado naturalmente sobre a válvula. Assim, quando a pressão aumenta, o vapor empurra o pino para cima e escapa pelos seus orifícios. Por isso, após retirar o pino para limpeza, deve-se rosqueá-lo até que ele fique livre.

  17. Antonio Correia Says:

    Qual a melhor panela de pressão: a de aluminio ou de inox.

    • Montini Says:

      Caro Antônio,
      Se forem de marcas confiáveis e aprovadas pelo Inmetro, ambos os tipos atendem bastante bem à sua finalidade. Então, a escolha acaba sendo influenciada pelo preço ou gosto pessoal. Entretanto, creio que as panelas de inox levam alguma vantagem em termos de durabilidade. Se essa for a sua opção, prefira panelas com fundo mais espesso.

  18. Sandra Says:

    Existe a válvula de segurança correta para trocar? Quando vou reparar esta válvula me trocam por uma outra que não é aqueles de plástico vermelho.

    • Montini Says:

      Cara Sandra,
      As oficinas de conserto costumam adotar o modelo de plástico ou o modelo de metal com membrana de borracha, pois ambos são considerados universais e podem ser utilizados em diferentes tipos e marcas de panela. Assim, panelas que originalmente tinham um tipo de válvula de modelo universal, como por exemplo o de plástico vermelho, aceitam outros tipos, como o de metal. Algumas marcas, entretanto, exigem um modelo específico de válvula. Na dúvida, consulte o SAC do fabricante da sua panela de pressão.

  19. Anderson Anael Says:

    De grande valia essas informações!! Parabéns!! Me permita uma pergunta, tenho uma a panela de pressão nigro eterna 4,5l e aparentemente o fundo dela estufou. O que eu faço?? Condeno ela e jogo fora pois representa algum perigo?? ou mando consertar?? Enfim, estou inseguro e não deixando minha esposa usar essa panela (enquanto isso ficamos sem feijão, kkkkk). Abraços e obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Anderson, obrigado!
      Quanto à panela, pode mandar consertar (bastará rebater o fundo usando um gabarito), mas doravante evite colocá-la sob água fria para apressar o processo de resfriamento, pois é isso que deforma o fundo. E boa feijoada!

  20. brenda Says:

    É normal panela d presao sai vapor pelos lados e nao pelo pino?

    • Montini Says:

      Cara Brenda,
      Não, a panela de pressão só deve soltar vapor pela válvula principal sobre a qual fica o pino. Panela que solta vapor pelos lados está com a tampa está mal encaixada, ou empenada, ou com a borracha de vedação estragada. Procure encaixar bem a tampa e não ultrapasse o nível de água indicado pelo fabricante. Se o problema continuar, troque a borracha de vedação. Se não der resultado, leve a panela para a assistência técnica. Ah, veja se o pino está com os furos desobstruídos.

  21. Grazielle Says:

    Durante o cozimento quando a panela já. Com pressão, a válvula do pino tem obrigatoriamente girar?quando ela não gira tenho a impressão de que não está normal…

    • Montini Says:

      Cara Grazielle,
      O comportamento do pino da válvula principal depende do tipo e modelo de panela. Alguns giram, outros apenas balançam, enquanto outros apenas levantam um lado. O importante é que o pino permita a passagem do vapor. Proure seguir corretamente as orientações do fabricante, como por exemplo colocar a quantidade de água correta e diminuir a chama após o início da fervura.

  22. Regina Says:

    Olá bom dia, minha panela de pressão aquele pino vermelho de segurança subiu durante o cozimento e saiu ar por ele ao invés daquele q gira, será q posso usa lá de novo ? Fiquei com receio. Tive uma q ele saiu aí joguei fora mas essa só subiu. Desde já obrigada.

    • Montini Says:

      Cara Regina,
      O pino vermelho de segurança é deslocado pelo vapor quando a válvula principal (o pino que gira) está entupido, ou quando a panela fica em fogo alto muito tempo. Se o pino principal estiver entupido, desenrosque e use um palito de dentes para limpar os orifícios. Depois, recoloque o pino principal e abaixe o pino de segurança para a sua posição original. Se ao utilizar a panela esse pino subir novamente, o melhor é substituí-lo. A substituição é feita pela rede autorizada ou por oficinas de conserto, e é rápida e barata.

  23. Monica Mariani Says:

    É correto tirar a válvula com pino, da panela de pressão, para lavá-la? Entendi que a cada uso se deve fazer a limpeza com palito de dente. Mas deve-se desenroscar para essa ação ou sempre deixar a válvula de pino na panela?

    • Montini Says:

      Cara Monica,
      Sim, você pode e deve retirar o pino periodicamente para desobstruir os orifícios de passagem do vapor, pois além de facilitar a limpeza do pino, também pode limpar o respiro da válvula (o tubinho sobre o qual o pino permanece rosqueado). Entretanto, não é necessário fazer isso toda vez que a panela é utilizada. Quando for lavar a panela encha a tampa com água e verifique se a esta passa facilmente pelos orifícios do pino. Desse modo, uma limpeza mais profunda pode ser feita apenas a cada quatro ou cinco utilizações da panela, ou quando você notar alguma obstrução.

  24. Marcella Says:

    Preciso de ajuda ! O pino da minha panela de pressao não mexe , não fica tremendo . Na última vez que usei , ele estava todo pra baixo nem mexia e nem saia a pressao , a pressao começou a sair pelas laterais , então eu apaguei e subi o pino , aí agora sai o valor todo e o alimento demora pra sem cozido . Não sei o que fazer .

    • Montini Says:

      Cara Marcella,
      Ante de tudo, remova o pino (basta puxá-lo para cima e desenroscá-lo) e limpe os orifícios de passagem do vapor que estiverem obstruídos. Veja, também, se o respiro da válvula principal (aquele tubinho onde o pino fica rosqueado) está desimpedido. Após fazer a limpeza, rosqueie o pino novamente e utilize a panela normalmente. Se mesmo assim o problema persistir, leve a panela para a assistência técnica.

  25. Meri Says:

    Boa tarde eu comprei uma panela de pressão eterna da Nigro mais estou com medo de usar e gira muito rápido a parece que a panela vai flutuar seratque e mortal ou está com defeito me ajude por favor estou com dúvidas obrigada

    • Montini Says:

      Cara Meri,
      Antes de usar a panela, leia com atenção as orientações do fabricante. É importante respeitar o nível de água recomendado e, também, lembrar-se de usar fogo baixo após o início da fervura. Se você seguir as orientações corretamente, não há com que se preocupar. Entretanto, se você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com o SAC do fabricante.

  26. Silvani Says:

    O pino da minha panela d pressão fica levantando td hora e tenho q fik abaixando, será pq esta entupido?

    • Montini Says:

      Cara Silvani,
      Na hora de lavar a panela desenrosque o pino e limpe os orifícios da lateral (geralmente são quatro furos) usando um grampo de cabelo, por exemplo. Aproveite e limpe também o interior da válvula (aquele tubinho onde o pino fica rosqueado). Se o problema persistir, talvez você esteja colocando água acima do nível indicado pelo fabricante, ou utilizando fogo alto o tempo todo, o quê deve ser evitado. Na dúvida, entre em contato com o SAC do fabricante.

  27. Joana Says:

    Comprei uma panela da marca Rochedo e percebi que fica saindo vapor pelas laterais e não sai pelo pino aí eu abri e a panela, mas não abriu normalmente, fica como se estivesse com pressão. É normal, o que devo fazer?

    • Montini Says:

      Cara Joana,
      Vapor saindo pelas laterais indica tampa mal fechada ou problema com o anel de vedação da tampa. Quando isso ocorre a panela retém a pressão, de modo que você não deve tentar abri-la. Espere a panela esfriar, retire a tampa e verifique se o anel de vedação está bem encaixado. Em seguida recoloque a tampa tomando o cuidado para que esta fique perfeitamente encaixada na panela. Consulte as instruções do fabricante sobre como proceder. Se o problema persistir, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante.

  28. Fernando S Junior Says:

    Tenho uma panela de inox Solar da Tramontina, que comprei faz uns quatro anos, e ela faz muito barulho. Moro em apartamento e isso incomoda os vizinhos. Parece aquelas chaleiras com apito.Gostaria de saber qual a panela é menos barulhenta?

  29. Antonio Fagundes Dos Santos Filho Says:

    perdi a valvula de segurança. posso vedar a saida . tem perigo de explosão

    • Montini Says:

      Caro Antonio,
      Se você vedar o orifício onde estava a válvula de segurança, a sua panela deixará de ter esse recurso, de modo que em um eventual entupimento da válvula principal poderá ocorrer um acidente. Recomendo colocar nova válvula de segurança, o que pode ser feito na assistência técnica.

  30. Karol Says:

    Olá amigo, primeiramente gostei mto do post e só tenho a agradecer, quero saber pq o pino da minha panela de pressão não roda.. ja limpei de todas as formas, até deixei de molho em bicarbonato e nada.. gratidão!!

    • Montini Says:

      Prezada Karol,
      Em algumas panelas o pino (peso que repousa sobre o bico da válvula central) não gira mesmo. Isso acontece em razão do tipo de peso que o fabricante utiliza, ou do desgaste dos componentes nas panelas muito usadas. Alguns pesos tendem a girar com um aumento considerável de pressão, enquanto outros apenas balançam lateralmente. Pesos e bicos desgastados não se encaixam adequadamente, permitindo que o vapor escape sem fazer o peso girar. Entretanto, seja qual for o comportamento do peso, o importante é que o vapor tenha por onde sair. Ou seja, enquanto o bico e o peso tiverem seus orifícios desobstruídos, não há problema.

  31. helmuth Says:

    se colocarmos bacon somente, sem agua, quando a agua do bacon terminar restará somente gordura.

    a panela vai superaquecer e pode explodir?

    • Montini Says:

      Caro Helmuth,
      Em tese, se a panela for mantida no fogo após a evaporação total da água contida em seu interior, independentemente do tipo de alimento, este será carbonizado, a válvula de segurança será acionada e a panela sofrerá deformação, dependendo do tempo que for mantida sobre o fogo. Entretanto, é difícil especular sobre o que pode acontecer quando se utiliza a panela de modo inadequado.

  32. Pedro Says:

    Boa noite, eu tenho uma panela de pressão a uns 3 meses e a mesma não funciona corretamente. Toda vez que tento utilizá-la, a válvula de segurança (pino vermelho) se levanta e solta vapor, percebo também que as laterais da válvula que é feita de borracha também se eleva um pouco. A válvula giratória nem se mexe, mas se eu utilizar algum objeto para levantá-la, ela solta vapor normalmente. Já retirei a válvula giratória e não tem nada que esteja obstruindo a passagem do vapor. Não tenho mais a caixa da panela e não tenho como entrar em contato com a SAC do fabricante, seria o caso trocar de panela, trocar alguma das peças (válvula de segurança, giratória, borracha de vedação da tampa, etc)?

    • Montini Says:

      Caro Pedro,
      Espero que a sua panela seja aprovada pelo Inmetro. O ideal seria reclamar com o fabricante, pois pode ser defeito de fabricação. Entretanto, se o vapor não escapar pela borda da tampa, não é preciso substituir a vedação. Tente substituir a válvula de segurança. Se o problema persistir talvez seja necessário trocar o pino da válvula principal por outro mais leve. Se não resolver, é melhor substituir a panela.

      • Ivan Mário Carneiro de Almeida Says:

        Ola, bom dia! Eu me chamo Ivan Mario. Vi que na panela deve ser trocado o selo por um de alumínio, vendido no mercado. Eu faço conserto em panela em minha cidade… Pode ser que a tampa esteja amassada na borda, e isso impede de pegar pressão, mas o certo é fazer a troca do selo.

      • Montini Says:

        Obrigado, Ivan Mário!

  33. fatima elaine marqui da silva Says:

    tenho duas panelas de pressão Clock e nas duas a válvula de segurança era acionada depois de um tempo de fervura. Conferi a válvula principal e não estava obstruída. Por segurança fui numa loja especializada e pedi para trocar as tampas. As novas vieram com o lugar da válvula de segurança lacrado, ou seja, não tem essa saída. Devo devolver e pedir outras tampas?

    • Montini Says:

      Cara Fátima,
      A presença da válvula de segurança é obrigatória. Ela pode ser de plástico ou de uma liga especial de metal que se funde em alta temperatura. Com o tempo de uso da panela, algumas válvulas passam a apresentar o defeito que você relata. Nesse caso, basta substituir a válvula. Entretanto, como você preferiu substituir as tampas, consulte o vendedor e verifique se as válvulas das novas tampas são do tipo metálico, cuja aparência dá a impressão de que o orifício da válvula está obstruído permanentemente.

      • fatima elaine marqui da silva Says:

        Sim o orifício parece estar tampado permanentemente, mas ele existe. Inclusive com uma “porca pequena” vedando… Foi muito esclarecedora a sua resposta, obrigada!

      • Montini Says:

        Disponha, Fátima!

  34. Cristiane dos santos Says:

    Troquei o pino de segurança pelo de metal. e seguro.

    • Montini Says:

      Cara Cristiane,
      Os pinos de segurança podem ser tanto de plástico como de metal. Ou seja, desde que a substituição tenha sido feita de maneira adequada, ambos os tipos cumprem a mesma função.

  35. Jade Says:

    Olá,
    Se acaso eu cozinhar um feijão por exemplo, sem a válvula de contra peso. O que poderá ocorrer??

    • Montini Says:

      Cara jade,
      Se você retirar a válvula, o vapor produzido na fervura irá escapar pelo orifício (aquele caninho) e a panela deixará de ser “de pressão” e se tornará uma panela comum.

  36. Larissa Martins Says:

    Oi a valvula com pino não está rodando, fica saindo vapor sem parar, é normal?

    • Montini Says:

      Cara Larissa,
      Antes de tudo, verifique se o pino está completamente rosqueado, ou seja, está girando livremente. Se você estiver seguindo corretamente as orientações do fabricante quanto ao nível de água (não deve ultrapassar a marca) e tempo em que o de fogo alto pode ser mantido (deve ser abaixado logo após o início da fervura), entre outras coisas, então não há problema. O importante é que os orifícios permaneçam desimpedidos e o vapor possa sair livremente.

  37. Gilberto Says:

    Olá !! Temos uma panela Rochedo com 4 anos de uso porém quando o vapor sai o peso não tem girado é normal ?

    Obrigado.

    • Montini Says:

      Caro Gilberto,
      Antes de tudo, limpe cuidadosamente todos os orifícios da válvula principal, o pino (o peso) e o tubo onde este é rosqueado. Verifique se há vapor escapando pela válvula de segurança ou pelas laterais da tampa, o que é comum acontecer em panelas bastante usadas. Além disso, o uso prolongado pode provocar o desgaste desigual do interior do pino e do tubo, fazendo com que o vapor escape sem que o peso gire. Se a limpeza não resolver, talvez seja conveniente enviá-la para o conserto.

  38. Camilla Suelen Says:

    Olá comprei uma panela pressão, na qual ao pegar pressão ela começa a fazer estalos. Isso é normal? Me ajude por favor.

    • Montini Says:

      Cara Camilla,
      Os estalos podem ser devidos à expansão do metal ao ser aquecido. Entretanto, se o vapor estiver saindo normalmente pela válvula principal, não há com que se preocupar. Em todo caso, recomendo que você entre em contato com o SAC do fabricante.

  39. célia Says:

    meu marido comprou hoje uma panela de pressão da marca starlar da panelux,ao fazer o teste a válvula de segurança deixa escapar fumaça por ela,depois de quase 4 minutos é q a válvula centra começa a fazer o xixixixixixixix,isso é normal?Devo trocar a panela?

    • Montini Says:

      Cara Célia,
      A válvula de segurança só deve permitir que o vapor escape caso a válvula principal não funcione (esteja entupida, por exemplo). Em condições normais de operação, o vapor só deve sair pela válvula principal, ainda mais em uma panela nova. Recomendo entrar em contato com SAC do fabricante e, eventualmente, substituir a panela.

  40. Ana Paula Conti Says:

    obrigada pelas dicas fiquei com medo pq estava cozinhando uma carne e de repente começou a sair liquido pela valvula principal morri de medo , apaguei a panela ai saiu um pouco de ar mas mesmo assim depois q parou de sair o ar deixei ela desligada por uma hora e meia e mesmo assim fiquei com medo e abrir . com uma hora e meia ja é seguro abrir a panela , sem q ela exploda?

    • Montini Says:

      Cara Ana Paula,
      Para evitar que a água saia pela válvula (por onde só deveria sair o vapor) é importante respeitar o nível recomendado pelo fabricante, ou seja, não colocar mais água do que o recomendado. Além disso, depois que a panela começa a liberar vapor é importante reduzir a chama do fogão. Quanto ao tempo de arrefecimento, meia hora costuma ser suficiente. E não precisa ficar com medo. Depois de desligar o fogo, e antes de tentar abrir a tampa, levante o pino principal com um objeto longo (uma escumadeira, por exemplo). Se ainda estiver saindo muito vapor, aguarde mais alguns minutos e tente novamente. Vá liberando o vapor aos poucos até poder abrir a tampa.

  41. Luciana Says:

    Posso chacoalhar a panela para misturar o alimento enquanto ainda tem pressao?

    • Montini Says:

      Cara Luciana,
      O ideal é esperar a panela esfriar e perder a pressão, isso porque ao agitar a panela o vapor pode sair pela válvula e provocar queimaduras em quem a estiver manipulando. Ou seja, se você precisar, mesmo, misturar o alimento enquanto a panela ainda tem pressão, tome o cuidado de usar luvas contra calor, manter o pino da válvula abaixado e evitar movimentos muito vigorosos ou bruscos com a panela.

  42. valéria Says:

    valéria
    Minha panela de pressão e da marca clock , sai vapor do botão de abertura sistema de segurança e normal ,

    • Montini Says:

      Cara Valéria,
      O normal é que o vapor saia apenas pela válvula principal (aquele pino móvel sobre a tampa). Verifique se os orifícios do pino estão desobstruídos. Recomendo, de todo modo, procurar a assistência técnica da panela para eventual substituição da válvula de segurança.

  43. Liziane Says:

    Comprei uma panela Clock de alumínio polido. Notei que o fundo dela é achatado para dentro, devido ao carimbo. O fato dela não ter o fundo plano a torna mais ou menos segura? Pesquisei nos sites e parece que todas as Clocks estão vindo de fábrica assim…

    • Montini Says:

      Cara Liziane,
      As panelas de pressão são certificadas pelo Inmetro, o que significa que o seu processo de produção é auditado por entidades certificadoras. Assim, dificilmente uma etapa do processo de fabricação seria permitida caso comprometesse a segurança do produto. Além disso, um leve abaulamento para dentro não chega a comprometer a segurança.

  44. Maurílio de Freitas e Silva Says:

    Depois que desligo o fogo que ficou 20 minutos cozinhando feijão numa panela de pressão, qual o tempo mínimo que devo aguardar para abrir a panela, sem que eu me acidenta?

    • Montini Says:

      Caro Maurílio,
      O tempo de arrefecimento irá variar conforme o tamanho da panela e a quantidade de água nela contida. O melhor método é aguardar pelo menos uns cinco minutos. Depois, antes de abrir a panela, levante ligeiramente o pino da válvula com a ponta de um utensílio longo para liberar o vapor (mantenha-se sempre distante da panela, para evitar que o jato de vapor o atinja). Se o vapor começar a sair com muita violência, deixe o pino abaixar e espere a panela esfriar por mais cinco minutos. Repita a operação até não sair mais vapor. Só então a tampa poderá ser aberta com segurança.

  45. Gislaine polly Says:

    Olá gostaria de saber pq q quando minha panela começa a pegar pressão começa a sair um leve vapor pela válvula de segurança? Fico com medo de que ela exploda e acabo desligando..

    • Montini Says:

      Cara Gislaine,
      Fique tranquila. Não há nenhum risco de explosão por esse motivo. Na verdade, o risco ocorreria caso as válvulas, inclusive a de segurança, não deixassem o vapor sair. No caso, como a válvula de segurança não está bem vedada, pode ocorrer com o tempo o aumento do vazamento de vapor e a consequente redução da eficiência da panela. Por isso, o melhor é a substituir da válvula.

  46. danilokinha Says:

    Comprei uma panela de pressão tramontina Málaga ( esses novos modelos de fechar a tampa “girando”), porém uma coisa que achei estranho que pelo menos não é comum nas antigas é o pino que ao invés de girar ele apenas levanta para sair pressão, minha dúvida é se essas novas panelas fazem isso mesmo ou pode ser que esteja com defeito. Grata

    • Montini Says:

      Cara Dani,
      O sistema de saída de vapor dessa panela de pressão parece ser similar ao das panelas tradicionais, ou seja, quando a pressão no interior da panela atinge certo limite, o vapor levanta a válvula (pino) e escapa pelos seus orifícios. Na maioria das panelas esse processo faz com que o pino gire, mas isso não é, de fato, necessário. Ou seja, desde que você siga corretamente as instruções do fabricante, e desde que o vapor possa sair periodicamente quando a pressão interior chega ao limite (mesmo sem girar o pino), não há com que se preocupar. Entretanto, se ainda persistir alguma dúvida, consulte o SAC do fabricante a respeito.

    • Samuel Says:

      Ola, comprei uma panela de pressão málaga esses dias e está fazendo a mesmo coisa, ao invés de do pino girar e soltar o vapor devagar ela está liberando o vapor de uma só vez porém esta cozinhando normal os alimentos. achei estranho. Mandei um e-mail pra Tramontina e estou esperando o retorno.

      • Montini Says:

        Caro Samuel,
        Parece que essa panela funciona assim normalmente. Se você estiver seguindo as instruções do fabricante e a pressão for liberada periodicamente, não creio que haja problema. De todo modo, vamos aguardar para saber o que diz o fabricante.

  47. Daiane Carla Says:

    A minha panela de pressão estragou o pino, fui na loja de panelas e comprei outro pino, igual esse do desenho da panela acima, só que a panela pega pressão, o pino não roda, sai ar pelos buracos do pino, mas não está cozinha os alimentos e nem carnes, não está fazendo ar por nenhum outro lugar a não ser pelo pino.. O quê será que está acontecendo, que não está cozinhando nada?

    • Montini Says:

      Cara Daiane,
      Para que haja pressão na panela é necessário que o pino repouse livremente sobre o orifício da válvula (aquele tubinho onde o pino é rosqueado). Assim, só depois de algum tempo de fervura é que a pressão interna terá forças para levantar o pino e expelir o excesso de vapor. No caso da sua panela, talvez o pino seja muito leve ou não esteja rodando livremente. Verifique se o pino foi rosqueado até o fim, de modo a poder girar livremente sobre a válvula.

      • Daiane Carla Says:

        Ele está rosqueado, só que não está girando…. Será que ele é muito leve?

      • Montini Says:

        Cara Daiane,
        É uma possibilidade. Talvez o pino que você comprou não seja compatível com a sua panela. Recomendo que você a leve a uma assistência técnica.

  48. Paula Says:

    Boa tarde, comprei uma panela de pressão com fechamento externo e 5 niveis de segurança ( clock ), quando ela pega pressão, fecho a valvula para que o alimento cozinhe, a mesma tem opçao 1 para cozimento de verduras e opçao 2 para cozimento de carnes e feijao. Mas a minha preocupaçao é quando coloco em uma das duas opçoes não sai nenhum vapor pela tampa, o alimento fica cozinhando la dentro e não sai nada , tenho medo dela esplodir, ja liguei para o fabricante, e para a autorizada também e me disseram que isso é normal. mais não concordei
    gostaria de saber se tem alguém que possui esta panela e me deem uma opinião.

    • Montini Says:

      Cara Paula,
      Sinto, mas não temos experiencia com essa panela em particular. De fato, em algum momento, algum vapor precisará sair pela válvula. De todo modo, desde que as válvulas estejam desobstruídas (é bom conferir) e você esteja seguindo corretamente as instruções do fabricante (é bom rever o manual), talvez seja apenas uma questão de tempo até que o vapor saia. Pelo que pude observar no site do fabricante, os sistemas de segurança desse tipo de panela são suficientes para evitar qualquer acidente com excesso de pressão.

  49. Ana Lucia Maiate Says:

    Olá li todas as orientações sobre a panela de pressão. A minha dúvida é a seguinte: o pino de segurança vermelho levantou e lavou toda a cozinha com sopa, ele não estourou. Empurrei o pininho pra dentro, mas não adiantou estourou de novo. Verifiquei e não há entupimentos no pino, inclusive já limpei como recomendado com a ferramenta que veio junto com a panela. Comprei outra vávula e estourou de novo. Hoje troquei novamente e cozinhei batatas somente com água para testar e não explodiu. Gostaria de saber o que pode ser? Será que quando fizer feijão ou sopa corre o risco de explodir novamente? Ah tem outra coisa que percebi nesta panela, quando cozinho carne com batatas, e depois tiro a pressão, as batatas expodem e espirram. Isso acontecia antes de explodir a vávula. Será que anda havendo muita pressão interna? Também estava com o problema citado por um de seus leitores de vazar caldo da sopa pelo pino da presão…O meu gás é o de rua encanado, ele é mais forte e pode ocasionar mais pressão interna? Hoje cozinhei em fogo mais baixo e não acionou a vávula. Tenho a impressão de que ao diminuir a chama do fogão o cozimento demora mais. Isso procede? Agradeço antecipadamente pelas orientações. Att. Ana

    • Montini Says:

      Cara Ana Lucia,
      A válvula principal deve ser suficiente para liberar o excesso de pressão. Entretanto, quando o limite de água é ultrapassado, ou quando a panela permanece em “fogo alto” durante muito tempo, a válvula principal pode não dar eliminar todo o vapor, o que faz com que a válvula de segurança seja deslocada. Por outro lado, alguns alimentos liberam fragmentos que podem obstruir a válvula durante o cozimento. O melhor é não ultrapassar o limite de água recomendado pelo fabricante (coloque sempre um pouco a menos) e manter a panela em fogo baixo após o início da fervura (demora um pouco mais, mas é mais seguro). Observe a válvula principal. Se ela parar de soltar vapor de repente, talvez tenha sido obstruída. Nesse caso, o mais seguro será apagar o fogo e aguardar o arrefecimento da panela. Se esses procedimentos não resolverem talvez sua panela esteja com defeito e o melhor será substituí-la.

  50. Felipe Valeriano da SIlva Says:

    Minha panela de pressão está com a borracha meio gasta, vazando ar pelo lado direito da tampa. Com essa vazão eu cozinhando alimentos a perigo de explosão ?

    • Montini Says:

      Caro Felipe,
      Vazamento de vapor pela tampa não causa explosão, apenas diminui a eficácia da panela, que desse modo demorará mais tempo para cozinhar os alimentos. Recomendo a substituição da borracha de vedação.

  51. Thaiane periera Cordeiro Says:

    minha panela estava saindo pressão pelas laterais e não sabia que era um problema agora ela esta cheia de pressão e não sai por nenhuma das suas válvulas .O que eu faço?

    • Montini Says:

      Cara Thaiane,
      Em primeiro lugar, verifique se os orifícios de escape de vapor na tampa e na válvula principal estão obstruídos. Use um palito, ou pedaço de arame para desentupi-los. Veja se a tampa está bem ajustada e a borracha de vedação está em bom estado, caso contrário substitua a borracha. Siga as instruções do fabricante para utilizar a panela. Se ainda assim o vapor não sair, será necessário substituir a válvula, o que pode ser feito pela assistência técnica do fabricante ou em oficinas especializadas.

  52. Karol Says:

    Boa Tarde!
    A valvula de segurança da minha panela sobe quando tento cozinhar alimentos.
    Ela começa a pegar pressão e 3 minutos depois que pega a valvula estufa soltando a pressão. Faz um barulho estrondoso, assustando a todos.
    Tenho que substituir a panela?
    Obrigada.

    • Montini Says:

      Prezada Karol,
      Antes de pensar em substituir a panela, verifique se todos os orifícios de saída de vapor da válvula estão desobstruídos. Observe, nas instruções do fabricante, se o nível de água e a intensidade da chama recomendados etão sendo respeitados. Se nada disso resolver, talvez seja necessário substituir a válvula, o que pode ser feito na assistência técnica do fabricante ou numa oficina especializada.

  53. olivio dalpiaz Says:

    bom dia.
    Me informe aonde se encontre oficina de conserto de valvula de segurança da tanpa da panela presão?

  54. rayanni Says:

    Minha Válvula de segurança da minha panela de pressao estar subindo e saindo todo o vapor, o que faço ?

    • Montini Says:

      Cara Rayanni,
      Será necessário substituir a válvula, o que é feito rapidamente na assistência técnica da panela ou por técnicos que reparam panelas de pressão.

  55. Jorge Abdanur Elias (Operador de Caldeira à 23 anos) Says:

    Como se define a troca da Valvula de Segurança?

    • Montini Says:

      Caro Jorge,
      A válvula de segurança repetitiva, que pode ser observada na ilustração do post, costuma ser um batoque de material apropriado (atualmente, a maioria dos fabricantes prefere o silicone) que se rompe a uma determinada pressão, caso a válvula controladora de pressão deixe de funcionar adequadamente. Com o uso, essa válvula pode ficar danificada e deixar escapar vapor, pelo quê necessita ser substituída.É recomendável que a substituição seja feita por técnico competente.

  56. carlos manoel do nascimento faria Says:

    Tenho uma dúvida quanto a leitura que fiz aqui, já que a temperatura não varia após atingido o ponto de ebulição, o que muda cozinharmos em um fogo alto ao invés de fogo baixo é somente a rapidez que chegamos aos 100°?

    • Montini Says:

      Caro Carlos,
      Sim, desde que o recipiente esteja aberto. Para esquentar a água, quanto mais energia mais rápido se chegará ao ponto de ebulição. A partir daí, a temperatura permanecerá constante durante todo o período de ebulição. O ponto de fervura da água pura é 100°C à pressão atmosférica existente ao nível do mar. Quando a água é submetida a pressões superiores a essa, como na panela de pressão, necessita de mais energia para entrar em ebulição, e isso ocorre a temperaturas maiores que 100°C.

  57. Fabiola Says:

    Minha panela de pressão é da marca marmicoc e tem 10 Meses de uso. E notei que não pegava pressão e quando pegava demorava muito, então mudei a borracha mas não adiantou. O problema é na valvula de segurança???? Desde ja. obrigada

    • Montini Says:

      Cara Fabiola,
      Para que a panela de pressão seja eficiente o vapor não pode escapar, a não ser pela válvula principal. Verifique se, quando em uso, a panela deixa escapar vapor pela tampa ou pela válvula de segurança. Se o vapor estiver saindo pela válvula de segurança, esta precisa ser trocada. Releia, também, as instruções de uso e, na dúvida, contate a assistência técnica do fabricante.

  58. renata Says:

    Minha panela e nova .mas antes de pegar pressao bem no inicio ela solta um pouco de ar na lateral proximo ao cabo logo em seguida cerca de uns tres min ela pega pressao (a minha panela e akela que giraa tampa dessas novas ) e normal obr

    • Montini Says:

      Cara Renata,
      Se a sua panela deixa escapar um pouco de pressão no início, pode estar havendo problema no ajuste da tampa, ou então na borracha de vedação. A dilatação causada pelo calor talvez explique que após alguns minutos ela pare de expelir vapor pela tampa. Verifique nas instruções de uso se há alguma referência quanto ao fechamento correto da panela e, na dúvida, contate o fabricante. De todo modo, desde que as válvulas estejam funcionando corretamente, não é preciso ficar alarmada.

  59. Renata Says:

    Ola . Minha panela de pressao esta soltando vapor pelos lados da tampa o que faco? Obrigada.

    • Montini Says:

      Cara Renata,
      A primeira providência é trocar o anel de borracha de vedação da tampa. Verifique, também, se a tampa se encaixa corretamente na panela. Se continuar escapando vapor, então pode ser que a tampa esteja empenada e, nesse caso, o melhor é comprar uma panela nova.

  60. Hingreet Says:

    O pino da minha panela não gira, mas o vapor sai bem e faz barulho de xiiiii. Esta normal???

    • Montini Says:

      Cara Hingreet,
      Verifique se o vapor sai pelos orifícios do pino (válvula principal) ou apenas por baixo. Se estiver saindo pelos orifícios, tudo bem. Em algumas panelas é preciso muita pressão para que o pino gire. Entretanto, se o vapor estiver saindo apenas por baixo do pino, desenrosque-o e veja se os orifícios estão desobstruídos. Se não estiverem bastará limpá-los com um palito.

  61. alessandra Says:

    Boa noite, comprei uma panela de pressão (com o selo do inmetro), veio com a válvula de segurança na cor preta e no centro vermelha. Coloquei a panela no fogo, só com água, para testar. Estava funcionando normalmente, mas percebi que a válvula de segurança subiu um pouco (a parte preta-externa). Desliguei e tudo voltou ao normal após a panela esfriar. É normal a válvula subir assim?

    • Montini Says:

      Bem, Alessandra, a válvula de segurança sobe quando a pressão ultrapassa um certo limite. O normal é que ela não se desloque durante o uso, desde que sejam seguidas as instruções do fabricante. Recomendo utilizar a panela normalmente e seguir as orientações do fabricante quanto ao volume de água, intensidade do fogo e tempo. Se mesmo assim a válvula de segurança subir e deixar escapar vapor, entre em contato com o SAC do fabricante.

  62. Tatiane Spacca Says:

    Minha panela de pressão soltou a válvula de segurança quando estava cozinhando,posso usar minha panela normalmente ou essa se tornou inutilizável?
    PS: “a válvula de segurança não saiu totalmente,só levantou”

    • Montini Says:

      Cara Tatiana,
      Você pode recolocar a válvula no lugar e usar a panela novamente. Se a válvula de segurança começar a soltar vapor, então você terá que trocá-la. A substituição é rápida e não é cara.

  63. Rita De Cassia Cremonin Says:

    Olá
    Comprei uma penal de pressão recentemente. Quando faço o cozimento, todo o vapor é liberado pela válvula de segurança, e não pelo pino. Notei que o pininho da válvula veio um pouco pra fora, mas fiquei com receio de empurrar para dentro e causar danos. É normal?

    • Montini Says:

      Cara Rita,
      Bem, não é normal que o pino da válvula venha deslocado do seu lugar. Você pode recolocar o pino (basta empurrá-lo) e verificar se a panela funciona, mas o melhor é devolver a panela e trocá-la por outra com a válvula de segurança intacta.

  64. Alan Says:

    minha valvula de segurança toda hora estoura, o que será isso?

    • Montini Says:

      Caro Alan,
      A função da válvula de segurança é essa mesmo, romper quando a pressão aumenta além do limite. Quando isso acontece é bom substitui-la por uma válvula nova. No seu caso, porém, pode estar acontecendo uma ou mais das hipóteses a seguir: 1- A válvula não foi substituída após ter se rompido a primeira vez. 2- A válvula principal está obstruída total ou parcialmente. 3- A panela é mantida sob fogo alto por muito tempo.

  65. Jéssica Says:

    Mandei arrumar a minha panela de pressão, pois a válvula de segurança que era de borracha aquela vermelha, saiu. Ao mandar arrumar a tampa da panela, o rapaz colocou outro estilo de válvula, parecida com um parafuso de metal… pelo que deu para perceber se a panela quiser explodir a válvula nova não avisará como a outra, porque não tem como escapar o ar. O rapaz diz que os novos tipos são assim, aquele de borracha não é tão seguro como esse. Quero saber se realmente é seguro esse novo tipo que estão fazendo nas panelas? Obrigada desde já!

    • Montini Says:

      Cara Jéssica,
      É difícil dizer se a válvula é segura sem poder examiná-la. Entretanto é provável tratar-se de válvula de metal com um orifício no centro, o qual é tampado por uma película de material mais frágil e que se rompe com o excesso de pressão. Se for esse o caso, então esse modelo de válvula é tão seguro quanto o outro.

  66. Reinaldo Says:

    Tem problema balançar a panela de pressão para não queimar o fundo dos cozidos enquanto ela estiver com o vapor?

    • Montini Says:

      Caro Reinaldo,
      Não recomendo que você sacuda a panela durante o cozimento. Ao fazer isso o vapor pode escapar em maior quantidade pela válvula principal (pino) e provocar queimaduras. Se você não quiser queimar o cozido, retire a panela do fogo uns cinco ou dez minutos antes, reduza a pressão (espere esfriar ou coloque a panela sob água fria) e termine de cozinhar com a panela destampada.

  67. ELIZABETH SANTOS SOUSA JARDIM Says:

    Ontem estava fazendo uma sopa na panela de pressao e derrepente aquele pino de seguranca saiu e espirrou sopa pra todo lado, pensei que a panela ia explodir, entao mandei colocar outro pino e eles colocaram um pino diferente, nao tem aquela borrachinha vermelha, eh so uma rodinha de aluminio, sera que eh seguro?

    • Montini Says:

      Cara Elizabeth,
      O pino escapou porque houve excesso de vapor. Isso significa que a válvula principal deve ter entupido, não é? De fato, a panela não explodiu porque a válvula de segurança funcionou! Você fez bem em levar a panela para o conserto e substituir a válvula de segurança avariada por outra. Quanto à nova válvula, existe de todo tipo, inclusive de metal. Consulte o técnico que consertou a sua panela sobre a qualidade do material.

  68. Gabi Says:

    olá! A minha panela de pressão libera o líquido de cozimento pela válvula de escape, por onde só deveria sair vapor. Liberando sopa e feijão pela cozinha toda. O que eu faço para que isso não aconteça mais?

    • Montini Says:

      Bom, Gabriela, quando a panela expele líquido junto com o vapor, geralmente é por três motivos: A água do cozimento está acima do nível indicado pelo fabricante, a quantidade de alimento é superior à capacidade da panela ou a chama do fogão está muito alta. Recomendo reduzir a quantidade de água ou, se for o caso, reduzir a receita, deixando uma boa margem de segurança no nível recomendado pelo fabricante. Se você precisar fazer uma quantidade maior de sopa, feijão, etc. será melhor usar uma panela de maior capacidade.

  69. angel Says:

    a valvula de segurança da minha panela escapou,e eu coleoquei de volta,posso usar normalmente?

    • Montini Says:

      Cara Angele
      Você deve ter rosqueado a válvula novamente, não é. Se for apenas isso, não há problema, pode usar a panela. Aliás, aproveite e verifique se os orifícios da válvula e do duto (o tubo onde você rosqueia a válvula) estão desobstruídos.

  70. Jéssica Moreira Says:

    e normal o fundo da panela de pressão expandir ? Fiz uma carne assada na panela de pressão e o fundo meio que abriu isso e normal? não tem problema algum ?

    • Montini Says:

      Olá, Jéssica
      Não, o fundo da panela não deve deformar com a pressão. Se a sua panela for antiga, está na hora de substituí-la por uma nova. Verifique a marca de conformidade (selo do Inmetro) quando for comprar a panela nova. Entretanto, se a panela for nova, entre em contato com o SAC do fabricante e, na dúvida, ligue para a Ouvidoria do IPEM-SP: 0800.013.05.22

  71. Cristina Says:

    O que está acontecendo com uma panela de pressão quando o pino está rodando demais ? por favor me respondam, tenho uma panela assim e já estou deixando de usar por isso.

    • Montini Says:

      Cara Cristina,
      Antes de tudo é bom verificar:
      1- Se a sua panela tem (ou teve, quando você a comprou) o selo do Inmetro.
      2- Se está em bom estado de conservação, com a válvula de segurança intacta e a borracha de vedação em bom estado.
      3- Se os orifícios da válvula principal estão desentupidos.
      Se você puder responder afirmativamente a todas essas questões, não há com que se preocupar. Quando a válvula principal “rodopia” muito rápido é porque se está mantendo o “fogo alto” além do tempo necessário. Se você tiver respeitado o nível de água recomendado pelo fabricante, então basta reduzir o tamanho da chama. E veja se o queimador do seu fogão está produzindo chama forte mesmo com regulagem para “fogo baixo”. Se o problema persistir, leve a panela para uma assistência técnica, pois o pino pode estar mal dimensionado (muito leve).

  72. Célia regina Says:

    Por favor, gostaria de saber se o pino da panela não estiver rodando pode causar algum tipo de acidente? A panela esta boa a vedação da panela também só que agora a panela pega pressão mas o pino não roda como antes, o que eu faço?

    • Montini Says:

      Cara Célia,
      Na verdade, o importante é que o pino possa ser deslocado pela pressão de modo a aliviá-la. Ou seja, nem sempre o pino “roda”. Às vezes ele só balança ou, até mesmo, oscila levemente enquanto deixa escapar o vapor, tudo dependendo da intensidade do fogo, ou do volume de água dentro da panela, ou mesmo de um pequeno vazamento de vapor pela válvula de segurança. Por via das dúvidas faça o seguinte: Desenrosque o pino da tampa e, com um palito, desobstrua todos os orifícios. Em seguida encoste o pino na torneira (com a abertura voltada para o jato d´água) e deixe a água correr. Assim você verifica se todos os buraquinhos do pino estão desentupidos.

  73. Camila Says:

    Título da matéria: “Panela de pressão,não precisa ter medo…”
    Última frase: “nem deixe que crianças fiquem na cozinha”.

    Como não ter medo?

    • ipemsp Says:

      Cara Camila,
      Compreendo a sua preocupação. Entretanto, a recomendação para que as crianças fiquem longe da cozinha não se deve um suposto risco causado pela panela de pressão.De fato,crianças não devem permanecer na cozinha quando há qualquer tipo de panela no fogo, inclusive a panela de pressão. O risco existe pois a criança pode tentar mexer na panela.Crianças são naturalmente curiosas, e se tentarem pegar as panelas podem derrubá-las e causar acidentes sérios.

  74. Marisa Dos Santos Says:

    Gostei muito das
    orientações. Muito didáticas e assim fico com segurança pra adquirir uma panela nova pra minha mãe de 83 anos. Obrigada

  75. william Says:

    sumiu a valvula de segurança da minha panela, e agora sai todo o vapor por ela, o que eu faço? ela nao segura mais pressao. tem apenas a valvula de segirança pra vender?

    • ipemsp Says:

      Sim. Existem casas especializadas na manutenção de panelas de pressão. Você pode procurar na internet ou ver se existe alguma no seu bairro. Enquanto isso, evite usar a panela.

  76. Vanessa Says:

    Olá boa noite, tenho uma dúvida, depois a valvúla vermelha de segurança se levantar uma vez, eu posso voltar a usar a panela normalmente?

    • ipemsp Says:

      Desculpe a demora em responder, o blog esteve inoperante em 2012.
      Após a válvula de segurança ter sido acionada uma vez é aconselhável levar a panela de pressão a uma assistência técnica para avaliar se há necessidade de substituir a válvula.

  77. MICHEL ROQUE FERNANDES Says:

    Vários consumidores tem pedido de orientação a respeito do volume das panelas de pressão. A indicação quantitativa nas embalagens corresponde ao volume que é indicado?
    Como fazer para desentupir as válvulas?

    • Montini Says:

      Caro Michel
      A portaria 328/2008 do Inmetro prevê uma série de ensaios para as panelas de pressão, inclusive o ensaio de capacidade volumétrica prescrito pela Norma ABNT NBR 11823:2008. As panelas de pressão que possuem selo do Inmetro foram aprovadas nesse ensaio. Quanto à limpeza da válvula, vai depender do modelo. Nos modelos mais comuns, como o que ilustra este post, basta desatarrachar o pino da válvula principal e, se for o caso, remover a gordura acumulada nos orifícios de escape do prórpio pino e da tampa. Entretanto, é recomendável ler atentamente as instruções do fabricante quanto ao uso, limpeza e conservação.

  78. Ana Maria jacobitti Says:

    Boa explanação sobre o assunto e aliás,muito importante.

  79. Jailton Says:

    seria interessante uma avaliação do nível de água dentro da panela de pressão durante o cozimento no que tange a segurança e capacidade da panela.

    • Montini Says:

      Caro Jailton
      De fato, o nível de água recomendável é muito importante, entretanto, este varia conforme o tipo de panela de pressão. Por isso é fundamental ler as instruções do fabricante antes de utilizar a panela.

  80. Ana lourenço Says:

    gostei muito da explicação sobre a segurança da panela de pressão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 332 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: