Metrologia e Academia: Graças aos gregos

by

A palavra academia tem origem na Grécia antiga. O nome vem de Academo, herói grego cuja estátua ficava num bosque nos arredores de Atenas. Platão fundou sua famosa escola filosófica naquele local, e acabou ficando conhecida como Academia. Hoje, sempre que se quer criar uma instituição onde se pratique e se desenvolva algum tipo de conhecimento específico, cria-se uma academia. Assim é que existem as academias de belas artes, de letras, de medicina, até de futebol. Mas vamos falar, aqui, da nossa velha conhecida academia de ginástica, de musculação, de malhação ou similares.

Ginástica também vem do grego, gymnastica, e significa “exercitar-se nu”. É que os cidadãos gregos precisavam manter a forma, pois não havia exército profissional na época. E eles ficavam nus para fazer os exercícios. O nome do lugar onde se praticava a gymnastica era, naturalmente, o gymnasio, que deu origem ao nosso ginásio.

E a metrologia? Sim, a palavra metrologia também é grega, mas aqui nos interessa observar a metrologia na academia. Para isso basta entrar em uma academia de ginástica para ver os conjuntos de pesos com que os praticantes se exercitam. Naturalmente, os halteres não exigem grande qualidade metrológica, mas o seu peso precisa estar correto. Além disso, as academias de ginástica se valem de uma série de medições para avaliar o condicionamento físico e o desempenho dos seus frequentadores, começando por uma simples fita métrica, passando por balanças ergométricas e chegando às esteiras ergométricas que avaliam o desempenho cardiovascular. Por isso, antes de começar qualquer tipo de exercício físico numa academia, é fundamental que a avaliação seja feita por um profissional especializado sob supervisão médica. Ele conduzirá as medições e os ensaios que dirão se o candidato à malhação está apto a praticar atividades físicas, e quais modalidades são mais recomendadas para o seu biotipo e condicionamento.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Metrologia e Academia: Graças aos gregos”

  1. Enio Lopes Says:

    Gostaria do contato do Montini, trabalho com iconografia na Editora Saraiva e temos interesse em publicar em uma de nossas obras uma tirinha do Pesado e Medido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: