Medições estranhas: Quilate

by

Na verdade, o quilate não é nenhum estranho, mas a sua origem é bastante incomum. A palavra vem do grego κεράτιον (pronuncia-se cerátion) que significa semente de κέρας (pronuncia-se céras), uma árvore muito popular na Grécia, cujas vagens se parecem com chifres retorcidos (κέρας significa chifre).  O keration grego virou Qirat em Árabe e, atualmente, é Carat em inglês e francês, Carati em italiano e Quilate em português e espanhol. Essa mesma árvore, de nome científico Ceratonia siliqua, é a nossa famosa alfarrobeira!

A alfarrobeira é quase desconhecida por aqui (mas é famosa em Portugal). Ela dá uma vagem cujas sementes, depois de secas, eram utilizadas na antiguidade como unidade de medir ouro, diamantes e outras pedras preciosas! Acreditava-se (erroneamente) que as sementes não variavam de peso e, portanto, podiam ser usadas como padrão. Hoje, as sementes da alfarrobeira são usadas para fazer um produto que substitui o chocolate!!

Vagens secas, ainda ligadas à alfarrobeira

Os antigos romanos chamavam a alfarrobeira de siliqua graeca (vagem grega), e também a utilizavam para pesar ouro. Com o tempo, o nome siliqua passou a significar uma unidade de massa que equivalia a 1/6 do scrupulus e 1/24 do solidum, nome dado à moeda romana de ouro puro.

A siliqua tinha o peso aproximado de 0,19 gramas. Assim, quando modernamente se pretendeu estabelecer um valor em gramas para o quilate, bastou arredondar o valor da antiga siliqua para 0,2 gramas, ou 200 miligramas. O quilate persiste até hoje como unidade para pesar gemas e metais preciosos, embora seja aceito apenas temporariamente pelo Sistema Internacional de Unidades-SI. O quilate não tem símbolo.

A despeito do seu uso como unidade de massa, o quilate é mais conhecido como padrão de qualidade do ouro. O ouro puro é um metal mole. Para ser usado em joalheiria precisa ser ligado a um outro metal que lhe dê mais resistência. Como o solidum era uma moeda de ouro puro de 24 siliquae (quilates) passou-se a usar o quilate para significar a quantidade de ouro numa liga desse metal. O ouro 18 quilates, por exemplo, é composto por 18 partes de ouro puro e 6 partes de outro metal. Assim pode-se ter uma jóia de ouro 18 quilates (liga metálica com 75% de ouro) pesando, por exemplo, 50 quilates (10 gramas).

Anúncios

Tags:

8 Respostas to “Medições estranhas: Quilate”

  1. Alexandre Monteiro. Says:

    O quilate (K) é utilizado como padrão da qualidade para o ouro, já para gemas é o quilate (Ct) que é uma unidade de peso e 1 quilata (Ct) equivale a 1/5 de grama.

    • ipemsp Says:

      Obrigado pela contribuição, Alexandre, mas as informações que você apresenta são de uso popular ou, na melhor das hipóteses, jargão do meio. A abordagem do post considera o Sistema Internacional de Unidades – SI. Recomendo uma releitura.

  2. Lea Simões Rensi Says:

    Sim!E o alforroba é de fato bem gostoso na forma de chocolate! Você pode encontrar esse produto em casa de produto natural ou no Cerealista, ao lado do Mercado Municipal de São Paulo!

  3. Valdir Volpe Says:

    Matéria muito interessante. Mostra que a metrologia é cheia de histórias e detalhes e evolução ao longo dos tempos. E ainda continua a evoluir, a exemplo da nanometrologia.
    Abraços,

    Valdir Volpe

  4. Eneida Angoletti Says:

    Olá Montini, gosto muito de ler essas curiosidades que vc. apresenta. Muito interessante essa matéria. As sementes da alfarrobeira (nunca tinha ouvido falar) usadas para fazer um produto p/substituir o chocolate???
    Um abraço. Eneida

    • Montini Says:

      Olá, Eneida.
      Sim, as sementes da alfarrobeira são usadas para produzir um substituto para o chocolate que é usado por chocólatras que tentarem se livar do vício. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: