Brazuca: Estamos com a bola toda!

by

bola brazuca

Desta vez, a bola é mesmo nossa! Brazuca é o nome que foi dado à bola oficial do campeonato mundial de futebol de  2014!  O nome foi escolhido por votação pública realizada em setembro de 2012 e envolveu um milhão de brasileiros fãs de futebol. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia.

A primeira vez que se deu nome à bola que seria usada na competição foi em 1970. O nome “Telstar” e o desenho da bola foram inspirados no satélite esférico de mesmo nome, lançado na época para fazer a transmissão dos jogos.

A Brazuca passou por um intenso programa de testes durante mais de dois anos e envolveu mais de 600 dos melhores jogadores do mundo, além de 30 equipes de 10 países como o Milan, o Bayern de Munique, o Palmeiras e o Fluminense. Craques como Messi, Casillas, Schweinsteiger e Zidane foram alguns dos jogadores que testaram a bola.

A tecnologia utilizada na construção da Brazuca é a mesma da Tango 12, bola da última Eurocopa, e da Cafusa, bola criada para a Copa das Confederações. A estrutura, entretanto, é nova, com seis painéis simétricos idênticos, cujo formato lembra uma cruz, e superfície com textura exclusiva para dar maior aderência e melhor aerodinâmica.

É a Fifa (Fédération Internationale de Football Association) quem estabelece as dimensões e os requisitos oficiais do campo, dos equipamentos e dos acessórios para a prática de futebol. A bola oficial deve ter pressão entre 60,8 kilopascal a 111,5 kilopascal. O peso deve ficar entre 410 gramas e 450 gramas (no começo da partida)  e a circunferência deve estar entre 68 centímetros e 70 centímetros.

Entretanto, para receber o aval mais elevado da Fifa, o Selo de Qualidade FIFA APPROVED, a bola deve respeitar os seguintes parâmetros: Peso entre 420 g  e 445 g. Circunferência entre 68,5 cm a 69,5 cm. Pressão de teste de 80 kPa.

Além disso, a bola deve ser aprovada em rigorosos testes de redondeza, repique, absorção de água, perda de pressão, balanceamento e preservação do tamanho e do formato. Dê uma olhada nos requisitos técnicos e em como são feitos os testes. Entre no site da Fifa. 

A Brazuca passou em todos esses testes e recebeu o FIFA APPROVED. Agora, fazer gol só depende dos nossos jogadores.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: