Dia do Trabalho!

by

trabalhador

É preciso reconhecer que a ilustração acima carrega um bocado de romantismo. Entretanto, a imagem do trabalhador rural, enxada em punho, ainda é uma poderosa evocação do trabalho e remete às origens dessa atividade fundamental.

Sim, porque antes dos nossos ancestrais se dedicarem à agricultura, vivam da coleta e da caça, e estas não podem ser  consideradas, propriamente, trabalho.  Pelo menos, não no sentido que a palavra tinha na  sua origem.

Entre os romanos o termo trabalho remetia às atividades penosas de quem era obrigado a cultivar a terra, carregar fardos  e sujeitar-se ao mando dos patrícios, que obviamente não “trabalhavam”.  Ou seja, o trabalho era atividade típica do escravo.

E a metrologia, o que tem a ver com isso? De fato, as atividades metrológicas do passado não eram consideradas “trabalho” por não exigirem esforço físico, mas sim intelecto. Os gregos, por exemplo, distinguiam o trabalho braçal (ponos) do trabalho criativo (ergon). O termo ergon deu origem a erg, unidade de medir trabalho do antigo sistema CGS (centímetro-grama-segundo), e equivalia a 1 g.cm²/s².

É claro que o conceito de trabalho foi mudando ao longo do tempo. Hoje o trabalho perdeu completamente a conotação degradante que tinha e passou a significar exatamente o oposto. Ao invés de degradar, hoje o trabalho dignifica e enobrece.

Também em metrologia o conceito mudou, e o  erg deixou de ser unidade de trabalho aceita pelo SI. Hoje usamos o joule, cuja definição é: Trabalho realizado por uma força constante de 1 newton que desloca seu ponto de aplicação de 1 metro na sua direção.

Ainda bem que algumas coisas mudam para melhor. Por isso comemoramos o dia do trabalho com um merecido descanso.

 

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: