Escala cartográfica.

by

escala

Um mapa é a representação reduzida (projeção) de um território. Cartas geográficas e plantas se parecem muito com os mapas, mas apresentam características e objetivos distintos. Em qualquer caso, entretanto, as dimensões representadas nos mapas, cartas e plantas precisam ser proporcionais às medidas do terreno, pois do contrário o gráfico fica distorcido e irreconhecível.

Mapear uma área qualquer exige muita metrologia.  Existe uma grande variedade de recursos, métodos e instrumentos de medir empregados em cartografia,  desde uma simples trena até sofisticados sistemas remotos via satélite. Como o  assunto é extenso vamos falar apenas da escala, recurso utilizado para correlacionar as medidas no terreno e no mapa. A escala pode ser representada numericamente ou graficamente.

Veja o seguinte exemplo de escala numérica.

Escala 1: 25.000

A escala numérica expressa a relação (razão) entre a distância no mapa e no terreno. No exemplo, 1 cm no mapa equivale a 25.000 cm no terreno (250 metros).  Para quem gosta de fórmulas, a escala é dada por:

E = d/D

E é a escala.

d é a distância no mapa em centímetros.

D é a distância real (no terreno) em centímetros.

Assim, em um mapa com essa escala (1:25.000) basta ter em mãos uma régua,  medir a distância que se quer no mapa e multiplicá-la por 25.000 para saber o seu tamanho real.

Agora, observe a escala gráfica da ilustração acima. Ela representa certa distância no mapa em centímetros e traz a informação equivalente em metros ou quilômetros. Basta pegar um compasso e transferir a medida para o mapa.

Você já ouviu falar em pequena escala ou grande escala? Em metrologia não lidamos com referências qualitativas, mas em cartografia isso às vezes acontece. A diferença é a seguinte:

Nos mapas em grande escala (até 1:50.000) o terreno é representado em tamanho maior, o que possibilita mostrar detalhes. Um bom exemplo são os mapas das ruas de uma cidade. Mapas em pequena escala (acima de 1:1.000.000) mostram regiões muito extensas com poucos detalhes, como por exemplo um mapa-múndi. Escalas médias ficam entre uma e outra. Ou seja, a escala é tanto maior, quanto menor for o valor da distância real “D”.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: