Dia Mundial da filosofia!!

by
A coruja de Minerva, deusa romana da sabedoria, é o símbolo da filosofia...

A coruja de Minerva, deusa romana da sabedoria, é o símbolo da filosofia…

O dia mundial da filosofia foi criado pela UNESCO  – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2002, e é comemorado sempre na terceira quinta-feira de novembro, que neste ano de 2014 será dia 20.

Sempre procuramos lembrar, aqui no blog, as datas que tenham algo a ver com as atividades do IPEM, principalmente  a metrologia, a qualidade, a proteção ao consumidor e a cidadania. Mas às vezes a relação não é clara. O que é que uma coisa abstrata e distante como a filosofia tem a ver com as atividades do IPEM?

Bem, diria o filósofo, tem tudo a ver!  Ao contrário do que parece, a filosofia está muito próxima da nossa vida cotidiana e não é tão abstrata assim. Para começar, o conhecimento como nós o compreendemos, aqui no ocidente, deriva da filosofia! Os saberes que hoje fazem parte da Física e da Biologia, da Ética e da Política, da Matemática e da História, e muitas outras ciências, todos eles um dia fizeram parte do universo da filosofia. Com o tempo esses saberes foram se especializando, amadureceram, fizeram “carreira solo” e se separaram da filosofia até quase esvaziar por completo a matriz que lhes deu origem.

Então, o que terá restado à filosofia? Apenas o trato das coisas incompreensíveis e inefáveis? Bom, está certo que o discurso filosófico é mesmo um pouco hermético. Mas um compêndio de medicina também é, não é? De fato, parece que a filosofia reteve consigo aquilo que lhe é essencial: O ferramental para a interpretação do mundo!

Uau! Isso não é pouca coisa! Veja só: Há dez séculos os europeus acreditavam que era o sol que girava em torno da terra, e não o contrário. Hoje ninguém mais acredita nisso, e no entanto o movimento aparente do sol continua o mesmo. Mudamos a nossa interpretação a esse respeito em razão das evidências apresentadas por uma série de filósofos-cientistas, e isso custou muito caro a alguns deles. É justamente esse instrumental que a filosofia nos dá. Ela nos fornece métodos para avaliar as nossas interpretações, que na maioria das vezes sequer são nossas, mas foram herdadas daqueles que nos educaram e socializaram e portanto, precisam ser revisadas. Criticar os nossos valores, crenças e convicções à luz da filosofia é absolutamente fundamental. Tente, você certamente irá gostar…

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: