O IPEM-SP na construção civil.

by

 

civil

No universo da construção, engenharia e arquitetura, o IPEM-SP atua na fiscalização das dimensões de materiais de construção como tijolos, canaletas e blocos cerâmicos, elementos vazados, entre outros. Fiscaliza, ainda, a quantidade dos materiais pré-medidos como sacos de cal, argamassa, cimento, pregos, tintas, fios etc.

Os instrumentos de medição incorporados às obras também são verificados pelo instituto. Hidrômetros (medidores de volume de água) e medidores de energia elétrica são verificados antes de saírem da fábrica a ver se apresentam medições corretas. Instrumentos de medição  indispensáveis ao trabalho de engenheiros, arquitetos e mestres de obras como réguas graduadas, trenas de extensão e de sondagem, padrões de massa, manômetros, balanças, esquadros, paquímetros, também são verificados. Até mesmo as caçambas (medida materializada de volume) dos caminhões que transportam areia ou pedra, têm o seu volume verificado pelo IPEM-SP. Afinal, uma obra de construção civil, por mais modesta que seja, exige muita medição desde o projeto até a sua realização, e um erro nos cálculos pode ser catastrófico.

Mas não é só a metrologia que está presente na construção civil. O IPEM-SP fiscaliza a conformidade de materiais indispensáveis numa construção, como vergalhões, barras e fios de aço para amarração de estruturas para concreto armado, caldeiras, aquecedores de água, fios e cabos elétricos, material elétrico de baixa tensão (tomadas, plugues, disjuntores, lâmpadas e muitos outros), Equipamentos de Proteção Individual (capacetes, luvas, botaa, máscaras contra pó, etc.).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: