5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

by

evironment

O dia 5 de junho deu início à primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em 1972.

O estudo das interações dos seres vivos entre si e com o ambiente natural onde vivem se chama “ecologia”.  A palavra deriva do grego “Oîkos”, que significa casa, morada. Entretanto, quando nos referimos ao ambiente onde nós, seres humanos, vivemos, usamos a expressão “Meio Ambiente”.

E porque não usar a palavra ecologia? Acontece que a esmagadora maioria dos seres humanos deixou o “ambiente natural” há muito tempo. Vivemos em todos os lugares, graças ao desenvolvimento tecnológico que nos permitiu adaptar o ambiente às nossas necessidades, ao contrário dos demais seres vivos que precisam se adaptar ao ambiente. Por isso, o nosso habitat é praticamente todo o planeta, e o nosso modo de vida o afeta de todos os modos, o que nos torna responsáveis por tudo o que há nele.

A metrologia contribui bastante para ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente, pois permite quantificar os vários fatores físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de nos afetar e aos outros seres vivos. Esse conhecimento é fundamental para que adotemos medidas de proteção e conservação do ambiente onde vivemos, a Terra.

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: