IPEM-SP calibra “Compact Prover”

by

 

compactprover

Clique na imagem para ampliar.

Em setembro de 2015 o Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do IPEM-SP foi procurado pelo grupo Emerson Process Management (líder mundial em soluções para processos de medição industrial), para proceder à calibração de um instrumento de medição conhecido como “Compact Prover”, ou Provador de Deslocamento Mecânico Compacto. O “Prover” é um instrumento de alta precisão utilizado para calibrar os medidores de vazão que realizam a medição do volume do petróleo e seus derivados “em linha”, ou seja, enquanto esses produtos passam pela tubulação (oleoduto).

Navio-plataforma

Clique na imagem para ampliar.

O equipamento estava embarcado no FPSO PEREGRINO, um gigantesco navio-plataforma petrolífero ancorado em alto mar, no campo Peregrino da Bacia de Campos – RJ. Além de ser altamente técnico, o trabalho é arriscado e sujeito às rígidas normas de segurança próprias desse tipo de embarcação, o que obrigou os nossos especialistas a passarem pelo Curso Básico de Segurança em Plataforma e até por treinamento de Escape de Aeronave Submersa, já que o acesso ao navio é feito por helicóptero.

O “Prover” consiste, basicamente, de um tubo de aço (“Flow Tube”), de um pistão (“Prover Piston”) e de sensores ópticos. Toda a sua concepção apresenta alta tecnologia agregada e exige extrema perícia técnica para ser calibrado. O IPEM-SP é o único órgão da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade que tem sido chamado a executar esse tipo de calibração, essencial para a correção das quantidades de combustível transferidas por oleoduto.

Leia o relato e o relatório no site do IPEM-SP.

 

Anúncios

Tags: ,

3 Respostas to “IPEM-SP calibra “Compact Prover””

  1. Lourenço Laurelli Says:

    Prezado Pedro, é importante também não esquecer, que os pioneiros nesse tipo de medição, que já era realizada pelo IPEM/SP lá pelos idos de 1995, são Eng. Gilvani Silvestre e Eng. Márcio de Morais; sendo Gilvani Silvestre o primeiro a desenvolver os primeiros métodos para esse tipo de medição, os cálculos e as primeiras planilhas. Sem a marca fundamental desses desbravadores, não estaríamos recebendo os “louros” atuais!!!

    Abraços!! L.Laurelli.

  2. Lourenço Laurelli Says:

    È isso ai grande Montini!!! O DMCI se reinventa, renova e surpreende cada vez mais. Somos (IPEM/SP) a única instituição do País a ser aceita pela Petrobrás para serviços de calibração…..porque somos confiáveis, sérios e profissionais.

    A equipe: Alexandre Sobral e Lourenço Laurelli – como os únicos especialistas no Brasil a poder ingressar em plataformas para serviços de calibração.
    Assim muito nos honra pertencermos à Diretoria do CIMVE/DMCI que tantos sucessos tem amealhado e contribuído para elevar o nome do IPEM/SP, sob a liderança dos Diretores Gilvani Silvestre (por seu elevado conhecimento técnico) e Antônio Pancieri, por sua visão administrativa inovadora!!

    Parabéns a todos nós!!!!!!!

    Grande abraço e obrigado pelo reconhecimento de nosso trabalho!

    L.Laurelli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: