CRUZADAS METROLÓGICAS – Desafio n° 1.

by

Os antigos almanaques ficaram conhecidos por oferecer aos seus leitores vários tipos de passatempo, numa época em que os jogos eletrônicos eram inimagináveis.  Por isso, fiéis à nossa proposta de reproduzir as características dos antigos almanaques (e porque, às vezes, é preciso relaxar), fomos buscar o recurso das palavras cruzadas lá no fundo do baú, na melhor tradição dos almanaques de outrora, para difundir conceitos de metrologia.

É claro que nem todas as palavras deste problema pertencem ao universo metrológico, mas procuramos, ao menos, permanecer o mais possível no âmbito da terminologia técnica. Como não somos cruciverbalistas profissionais, gostaríamos de saber a sua opinião e pedimos desculpas, desde já, por eventuais deslizes.

cross8

Para facilitar sugerimos imprimir

 

HORIZONTAIS

1 – Categoria de unidades de medir que incluem o Tesla e o Weber. 2 – Substância com grande potencial para realizar trabalho. 3 – Capacidade expressa em joules por kelvin; Escola Naval. 4 – Raio; Metro; Telúrio; Tampa (inglês). 5 – Onda (espanhol); Trajetória de um corpo ao redor de outro sob a influência da gravidade. 6 – Lua (espanhol); Ilha coralina anelar. 7 – Aparelho que mede a saturação de oxigênio no sangue; Eu (inglês). 8 – O grama; Parte da física que estuda as propriedades da luz (inglês). Unidade de Corrente Elétrica (simb.). 9 – Partir; Divisa; Césio. 10 – Artigo def. fem. sing.; Brisa marinha.

VERTICAIS

1 – Ciência das medições. 2 – Associação Nacional dos Escritores; Unidade de Iluminamento; Rua. 3 – Elemento químico metaloide de número atômico 32; Prefixo que multiplica a unidade por 106. 4 – Normas Reguladores de Mineração; Espaçosa. 5 – País que abriga o rio Nilo; Composto orgânico usado como anestésico (etoxietano). 6 – Trabalhar os fios em trama e urdidura; Equipe. 7 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Embarcações. 8 – Cento e um em algarismos romanos; Radical grego para “Pedra”; Iodo. 9 – Concordo; Cálcio. 10 – Alpercatas.

BANCO

Lid; Ola; Luna; I; Optics.

Solução: Clique aqui.

Anúncios

Tags:

6 Respostas to “CRUZADAS METROLÓGICAS – Desafio n° 1.”

  1. Lourenço Laurelli Says:

    Parabéns Pedro! Sempre inovando!!!! Fazer o cérebro funcionar………princípio fundamental da ciência………..Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

  2. edson de moura Says:

    parabéns pela iniciativa – muito interessante.

  3. Gustavo Says:

    Ficou bom! Falta verificar se dá p/ resolver sem consulta…. é bom p/ fazer no metrô

    • Montini Says:

      Obrigado, Gustavo! Tenho a impressão de que a maioria das pessoas, sobretudo aquelas que não lidam com o tema, precisarão mesmo pesquisar. Na verdade, a ideia é motivá-las para que pesquisem e, assim, passem a se interessar pelas questões da metrologia. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: