O Jogo dos 7 erros metrológicos.

by
jogo7erros2a

clique na imagem para ampliar

O jogo dos sete erros é um passatempo conhecido desde os tempos dos antigos almanaques. Aqui usamos como tema um laboratório de medição de massa onde os padrões (pesos) são calibrados.  Todo mundo sabe como funciona o jogo dos sete erros, mas não custa nada repetir. Deve-se comparar as duas figuras e identificar as sete diferenças existentes entre elas. Se você achou muito fácil, espere… Nesta versão do jogo será preciso descobrir, também, as “impropriedades metrológicas” que cada “erro” representa. Veja, por exemplo, o rato que aparece na imagem inferior. Além de ser uma diferença óbvia (a imagem superior não tem nenhum rato) é também uma impropriedade, pois laboratórios metrológicos não fazem experiências com esse bichinhos, de modo que não tem cabimento que haja um rato ali. Agora é só procurar os sete erros (o rato não conta!). Abaixo damos a solução. Divirta-se.

 

1- Erro na Placa do Laboratório de Massa: Sigla escrita com “M” na imagem superior e com “N” na inferior.  Impropriedade:  IPEN é a sigla do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, um Órgão muito importante mas que, obviamente, não se dedica especialmente à metrologia. Muita gente confunde um Instituto com o outro.
2 – Erro no Quadro do Certificado: Na imagem superior está escrito Metrologista e na inferior, Meteorologista. Impropriedade: Os Meteorologistas estudam e fazem previsões sobre o clima, de modo que um laboratório metrológico não teria um certificado desse profissional na parede.
3- Erro no Visor da Balança: O símbolo do “grama” aparece em letra minúscula na imagem superior e em letra maiúscula na inferior. Impropriedade: O símbolo do grama só pode ser escrito com  letra minúscula, de modo que uma balança de precisão jamais deveria apresentar um ” G “, em letra maiúscula, no visor.
4- Erro no Conjunto de Padrões de Massa: Na imagem superior o conjunto é composto por pesos do mesmo tipo, enquanto que na imagem inferior o peso maior é diferente dos demais . Impropriedade: O padrão amarelo da imagem inferior é um antigo peso comercial, uma peça de museu que não poderia figurar nesse conjunto de padrões.
5- Erro nas Pinças: Na imagem superior a pinça próxima à balança é do tipo apropriado para segurar pesos pequenos, enquanto na segunda ilustração a pinça é de um tipo diferente. Impropriedade: A  pinça da imagem inferior jamais poderia estar numa bancada metrológica, pois é usada para sobrancelhas.
6- Erro no Termômetro. Na primeira imagem o termômetro marca 20°C enquanto na segunda marca 40 °C (graus Celsius). Impropriedade: Nos laboratórios metrológicos a temperatura e a umidade são rigidamente controladas. A temperatura padrão, por exemplo, é de 20°C, de modo que o ambiente jamais poderia estar a 40°C.
7- Erro no Relógio. Na imagem superior são 10 h 10 min, enquanto na inferior são 6 h e 10 min. Impropriedade: Os laboratórios do IPEM-SP funcionam das 8 horas às 17 horas, de modo que às 6 h e 10 min (ou  18 h e 10 min) os padrões e pinças estariam devidamente guardados e a balança, desligada… (Tudo bem, esta foi uma pegadinha, nem todo mundo sabe o horário de funcionamento dos laboratórios do IPEM-SP…)
Anúncios

Tags:

4 Respostas to “O Jogo dos 7 erros metrológicos.”

  1. Lourenço laurelli Says:

    Legal Sr. Pedro. Gostei, foi fácil mas divertido!!
    Obs.: você tem talento: pode tentar a carreira de arquiteto ou projetista. abraços!!

  2. PAulo Says:

    Tem oito erros: Rato branco

    • Montini Says:

      Sim, Paulo, o rato branco foi colocado como exemplo de impropriedade metrológica, conforme está explicado no texto (dê uma conferida). De todo modo, parece que você encontrou todos os erros, não é? Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: