Olimpíada se faz com esporte e metrologia!

by

arosolimpicos

Pela primeira vez na história, os jogos olímpicos e paraolímpicos estão sendo realizados no Brasil (o termo oficial é “paralímpico”, mas vamos evitá-lo por amor à etimologia). Você, provavelmente, já sabe tudo sobre Olimpíadas: Sabe que os jogos começaram na Grécia antiga, foram interrompidos ainda na antiguidade e retomados apenas no século XIX pelo Barão de Coubertin… Por isso não vamos abordar essa longa história aqui. Vamos falar de metrologia…

Nesta olimpíada são 42 modalidades olímpicas e 19 paraolímpicas! É competição que não acaba mais! Pense no número de regras que cada modalidade tem, e na incrível quantidade dessas regras que estabelecem medidas. Pense nas dimensões dos campos, das quadras, dos ringues, dos tatames, das piscinas, das pistas… E também nas especificações das redes, dos obstáculos, das balizas, dos dardos, dos discos, das bolas, das varas, das canoas, das velas… Pense nas regras que envolvem tempo, velocidade, altura, comprimento, peso, temperatura, volume, profundidade, força, pressão e até nos parâmetros biométricos dos atletas… Tudo isso aliado a um arsenal de instrumentos para realizar todas essas medições: Metros, trenas, cronômetros, paquímetros, manômetros, balanças de vários tipos, esfigmomanômetros, dinamômetros, termômetros… Ufa! É muita medição!

Na verdade, parece que não há competição sem medição! O Barão de Coubertin defendia que em uma competição não importava vencer, mas sim competir. Hoje, entretanto, vencer tornou-se fundamental, e o que separa a vitória da derrota, o primeiro do segundo lugar é, na maioria das vezes, a precisão das medições. Então, com todo respeito ao lema do famoso Barão, podemos atualizá-lo afirmando: Numa competição, o importante é medir!

Se você ainda não está por dentro de tudo sobre as Olimpíadas, acesse os sites:

COB – Comitê Olímpico do Brasil

Brasil 2016 – Portal Oficial do Governo Federal

 

Anúncios

Tags: , , ,

4 Respostas to “Olimpíada se faz com esporte e metrologia!”

  1. Miecislau Dolata Says:

    Tudo é número,Pesos e Medidas também são! E o inventor do número?Alguém sabe seu belo nome?Darei uma dica,significado do seu nome é:Ele causa que venha ser.Mais ainda,até sua mais famosa e deslumbrante proporção (PHI) chamam de Divina.Então,alguém já sabe?Meus parabéns a quem descobrir.Garanto que vale a pena pesquisar; assim como vale a pena conhecer Pesos e Medidas.

    • Montini Says:

      Caro Miecislau,
      A despeito de toda a mística que, desde Pitágoras, o número inspira, o seu conceito parece ter-se desenvolvido ao longo do processo civilizatório de diferentes sociedades, em diferentes épocas e com diferentes níveis de sofisticação. Assim como a matemática, a base da metrologia é o número, e talvez a sua existência se deva à necessidade humana de quantificar ou medir as coisas.

  2. Ana Maria Says:

    Desta forma concluímos que somos importantes, em todos os seguimentos esportivos, com a metrologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: