As medidas da Copa do Mundo FIFA 2018

by

Como você certamente já sabe, a Copa do Mundo FIFA de 2018, principal torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), ocorrerá na Rússia e será disputado entre 14 de junho e 15 de julho de 2018. Mas o que o Almanaque do Ipem-SP tem a ver com isso? Muita coisa, simplesmente porque o futebol não existiria sem medições. Por isso reunimos neste post os links para algumas postagens antigas, mas que continuam perfeitamente atuais. Veja:

Campo de futebol: Se você quiser, por exemplo, saber as dimensões dos campos de futebol, clique aqui. E para saber as medidas dos campos de futebol internacionais, clique aqui.

Taça FIFA: Qual será o peso e a altura da taça FIFA? Será que ela é feita de ouro maciço? Clique aqui e tire as suas dúvidas.

Bola: E a bola? Bom, como não tem post antigo sobre a bola da Copa 2018, aqui vão algumas informações: O nome oficial é Telstar 18. Esse nome é uma homenagem à primeira bola que recebeu um nome especial, a famosa Telstar, usada na Copa de 1970 no México (que nós ganhamos, lembram-se?). O nome da antiga Telstar, por sua vez, é uma referência ao satélite “Telstar”, que pela primaira vez iria transmitir a Copa FIFA para o mundo todo.

Mas vamos ao que interessa, ou seja, às medidas. Como toda bola “FIFA Approved”, o peso fica entre 420 g e 445 g e a circunferência entre 68,5 cm a 69,5 cm. A pressão, marcada na bola, deve ficar entre 0,8 bar a 1 bar (11,6 psi a14,5 psi), equivalente, em quilopascals, entre 80 kPa a 100 kPa. A bola é feita de várias camadas, sendo a mais interna de látex, seguida por um tecido em trama de poliéster extremamente resistente, e as camadas mais superficiais em TPU (poliuretano termoplástico), o mesmo material das capas de celular.

Uma curiosidade: A Telstar 18 traz incorporado um chip NFC (near field communication), que pode ser acessado por um celular. Não, o chip não foi colocado ali para possibilitar a localização da bola (saber se entrou ou não no gol, por exemplo). Chips NFC, como diz o nome, servem apenas para comunicação de proximidade. Esse chip dá acesso a informações fornecidas pelo fabricante.

E já que estamos falando em curiosidades, aproveite para acessar aqui o post sobre as bolas das cinco Copas em que o Brasil foi campeão. E vamos torcer para acrescentar mais uma bola, a Telstar 18, a essa coleção.

Publicidade

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: