Dia da Árvore (ou Festa Anual das Árvores) e Equinócio de Primavera.

by

O Dia da Árvore, ou Festa Anual das Árvores, conforme instituiu o Decreto Federal nº 55.795 de 1965, é comemorado aqui no Estado de São Paulo e demais estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste, durante uma semana a começar no dia 21 de setembro. E os outros estados? Bem, o Decreto estabelece que para eles a Festa Anual das Árvores acontece na última semana de março.

Na verdade a escolha do nome ou da data é praticamente irrelevante. O que interessa, mesmo, é ter uma semana na qual as árvores possam ser lembradas, protegidas e disseminadas.

Por aqui a semana da Árvore coincide, muito propriamente, com o Equinócio de Primavera, que neste ano acontecerá às 4 h 50 min do dia 23 de setembro. Já falamos sobre equinócios e solstícios (e as questões metrológicas envolvidas) aqui no Almanaque. E também já falamos da metrologia voltada às árvores, ou seja, a dendrometria.

Em sendo assim, este post é apenas para marcar mais um equinócio de primavera e lembrar sobre a necessidade de proteger árvores, matas, florestas, cerrados, caatingas, bosques e tudo o mais…

 

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: