22 de dezembro: chegou o verão!

by

Neste ano o verão começa no próximo domingo, dia 22 de dezembro de 2019, à 01 h 19 min pelo horário de Brasília. É o solstício de verão no hemisfério sul (e de inverno no hemisfério norte), momento em que o Sol, no seu movimento aparente ao redor da Terra, atinge o seu ponto mais ao sul.

No mapa acima estão representados os três meridianos que marcam os diferentes fusos horários do território nacional. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude. Os fusos horários são marcados a partir do meridiano de Greenwich, estabelecido em 1851. Ele passa sobre o Observatório Real de mesmo nome, nos arredores de Londres. Por convenção, o meridiano divide o globo terrestre em ocidente e oriente, e é o ponto de partida para medir a longitude e os fusos horários.

O meridiano define o “Greenwich Mean Time – GMT” (tempo médio de Greenwich) que se baseia no movimento de translação da Terra. Como a velocidade da Terra é irregular, atualmente usa-se o Coordinated Universal Time – UTC” (Tempo Universal Coordenado), baseado nos relógios atômicos.

Na prática, entretanto, não há diferença significativa entre a hora GMT e a hora UTC. O solstício ocorrerá exatamente às 4 h 19 min UTC (hora do fuso horário de Londres). Como vimos no mapa acima, temos quatro fusos horários:

No arquipélago de Fernando de Noronha a hora local corresponde a duas horas a menos em relação ao UTC. O verão começa às 2 h 19 min.

São Paulo tem o mesmo fuso horário de Brasília (área amarela). A hora local corresponde a menos três horas em relação ao UTC, e o verão começa à 1 h e 19 min.

Em Manaus, que fica no fuso horário da Amazônia, a  hora local corresponde a quatro horas a menos em relação ao UTC. Lá o verão começa às 0 h 19 min.

E em Rio Branco, que fica no fuso horário do Acre, a hora local corresponde a cinco horas a menos em relação ao UTC, e o verão começa às 11 h 19 min.

Embora a hora local esteja vinculada à faixa que cada fuso horário define sobre a superfície terrestre, a decisão de adotar este ou aquele fuso é política, de modo que o horário nos diferentes locais do globo não obedecem exatamente aos fusos. Confira no mapa do Fuso Horário Civil.

fonte: IBGE. Clique para ampliar.

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: